O Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) desta quarta-feira (9) publicou a exoneração de Bento José Lima Neto, aliado de confiança do ex-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), e da deputada estadual Soane Galvão (PSB), sua esposa e ex-primeira-dama do município.

Bento Lima ocupava o cargo de Secretário Parlamentar (SP-27) no gabinete de Soane Galvão, com salário de R$ 14 mil mensais — a penúltima remuneração mais alta entre os cargos dessa categoria, segundo dados do Portal da Transparência da ALBA.

Advogado e ex-secretário de Gestão da Prefeitura de Ilhéus, Bento era conhecido como o “craque da gestão” e foi escolhido por Marão como seu candidato à sucessão na disputa pela Prefeitura em 2024. A decisão, no entanto, gerou um racha na base aliada ao governo estadual, que optou por apoiar a candidatura de Adélia Pinheiro (PT). O movimento também provocou atrito com o PSD, partido de Marão, que chegou a emitir uma nota recomendando a retirada da candidatura.

Figura de confiança da família, Bento sempre ocupou papel de destaque no grupo político de Marão. Ao final da gestão municipal, ele foi transferido para o gabinete da deputada Soane na ALBA.