Durante entrevista ao programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, o vereador de Ilhéus Nascimento Jr., que também é guarda civil, destacou a atuação do presidente da Câmara Municipal, vereador César Porto, na aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria, em 2020.
“O maior responsável por nossa vitória foi César Porto. Na época, ele pegou o Plano de Cargos e Salários, colocou debaixo do braço e fez acontecer. Já tínhamos discutido e dialogado com o governo, e aos 45 do segundo tempo ele conseguiu aprovar na Câmara”, afirmou Nascimento Jr.
Segundo o parlamentar, a categoria já havia tratado o assunto com o Poder Executivo, mas o tempo para votação era curto. Como presidente da Câmara, César Porto intermediou a negociação diretamente com o então prefeito Mário Alexandre, garantindo que o projeto fosse pautado e aprovado dentro do prazo.
Nascimento Jr. também lembrou que, após a aprovação, o prefeito não sancionou a lei dentro dos 15 dias previstos, o que levou César Porto a promulgar o projeto, garantindo que ele entrasse em vigor. A partir de janeiro do ano seguinte, Mário Alexandre começou a cumprir a nova legislação e manteve os direitos da Guarda Civil durante toda sua gestão.
“Para que o projeto fosse aprovado naquele momento, nós contamos com o vereador César Porto, que com certeza ajudou a vida dos guardas civis de Ilhéus”, concluiu Nascimento Jr.