A Neoenergia Coelba dará início, na próxima sexta-feira (10), ao projeto Comunidade Segura, que visa orientar os consumidores sobre os cuidados necessários com a eletricidade. O bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, foi o escolhido para sediar a primeira edição da iniciativa, que irá oferecer, além das dicas de segurança de maneira lúdica, a troca de lâmpadas ineficientes por LED de forma gratuita.

A ação conta com a parceria da Prefeitura de Ilhéus, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e a Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran).

Durante o evento, haverá a apresentação de materiais lúdicos com orientações e cuidados com a rede elétrica, necessários para evitar acidentes envolvendo a eletricidade. Entre as dicas, os profissionais da distribuidora destacarão os cuidados no dia a dia, em residências, na construção civil e para os trabalhadores do campo.

Com o apoio da prefeitura, os clientes da Neoenergia Coelba que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) – que dá descontos de até 65% no valor da conta de energia, poderão se inscrever no programa. Além disso, serviços comerciais da distribuidora também estarão disponíveis aos clientes.

A troca de lâmpadas funciona da seguinte maneira: o cliente entrega a lâmpada ineficiente, que pode ser fluorescente, incandescente ou halógena, de potência igual ou superior a 14 Watts, e recebe uma lâmpada LED, que consume até 40% menos do que as demais. Cada cliente poderá trocar até cinco unidades por conta contrato com a concessionária. Estarão elegíveis para participar os clientes residenciais com cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica ou moradores de comunidade popular da região que estejam com fornecimento regular de energia.

Caso, nos últimos seis anos, o cliente já tenha recebido um total de oito lâmpadas entregues pela Neoenergia Coelba, ele não poderá ser beneficiado novamente. A ação de troca de lâmpadas faz parte do programa de eficiência energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A distribuidora realizará, ainda, ações preventivas na rede elétrica da localidade. Técnicos da concessionária irão instalar espaçadores na rede e executarão serviços de poda, reforçando o fornecimento de energia da região.