A tartaruga é uma fêmea adulta com 2,10m de comprimento, com mais de 200kg

Nesta quinta-feira, 15, o Projeto (a)mar foi acionado sobre uma tartaruga marinha encalhada com vida na praia de São Miguel, zona norte de Ilhéus. O animal da espécie Dermochelys coriacea, conhecida popularmente como tartaruga-de-couro ou tartaruga gigante, animal bastante raro e em perigo de extinção.

A tartaruga é uma fêmea adulta com 2,10m de comprimento, com mais de 200kg e estava com uma das nadadeiras dianteiras amputada, mas já cicatrizada. Apresentava escoriações e leves ferimentos, mas estava ativa e com boa flutuabilidade e intervalo respiratório regular.

Através de uma operação conjunta de resgate, após avaliação especializada e estabilização do animal, o mesmo foi redirecionado para outra praia, sem presença de ondas, e foi devolvida para o mar. Uma embarcação da Marinha ficou apostos caso fosse necessário encaminhá-la embarcada para alto-mar. A tartaruga foi apelidada de Esperança.

O Projeto (a)mar contou com o apoio da população local, de membros da Comunidade Terapêutica Fonte dos Milagres, de Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA) e Marinha do Brasil (base Ilhéus), na operação de atendimento e soltura da tartaruga de couro. A ação também a participação remota de técnicos do ICMBIO, Centro TAMAR e Fundação Pró Tamar, que contribuíram com o sucesso da operação.

Estudos indicam que apesar de ter somente uma nadadeira dianteira tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre. A tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa em seu período reprodutivo.

O projeto pede a cooperação de toda população que venha a encontrar animais nas praias, rastro ou ninho de tartaruga marinha. Entrem em contato com os seguintes números da (A)mar:

Monitor(a)mar: (73) 99812-2850.

Salv(a)mar: (71) 99608-5763.