WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

SALVADOR LIDERA RANKING DE ADOLESCENTES BRASILEIRAS QUE ENGRAVIDARAM ATÉ 9º ANO ESCOLAR, APONTA IBGE

A cidade de Salvador lidera o ranking de adolescentes brasileiras que, no 9º ano escolar, entre 13 e 15 anos, já haviam engravidado. Empatada com Maceió, a capital baiana dobrou o índice entre os anos de 2015 e 2019, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2015, Salvador estava no 18º lugar do ranking nacional, quando o índice de gravidez era de 6,2% entre as adolescentes sexualmente ativas. Em 2019, esse número subiu para 17,3%.

O percentual é consequência do não uso de métodos contraceptivos, como a camisinha. Em 2009, quase 7 em cada 10 estudantes que já haviam feito sexo (69,6%) disseram que um dos parceiros havia usado camisinha na última relação; dez anos depois, o percentual caiu para pouco mais da metade (54,9%).

A queda no uso de proteção foi significativa tanto entre os homens (de 72,8% para 59,6%), quanto mulheres (de 64,8% para 48,2%).

Além disso, o número de adolescentes que tinham mantido relação sexual aumentou nos últimos 10 anos, saindo de 35,8% para 38,8%.

No estudo feito em 2019, outras cidades do Brasil apresentaram aumento no índice de adolescentes grávidas até o 9º ano. Após Salvador e Maceió, a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, aparece como a segunda no ranking, com 16,5%. Curitiba, no Paraná, vem logo depois com índice de 15,8%. Veja ranking completo abaixo:

  • 1º lugar: Salvador e Maceió, com 17,3%
  • 2º lugar: Campo Grande, com 16,5%
  • 3º lugar: Curitiba, com 15,8%
  • 4º lugar: Aracaju, com 14,8%
  • 5º lugar: Rio Branco, com 14,6%
  • 6º lugar: Recife, com 12,9%
  • 7º lugar: João Pessoa, com 12,8%
  • 8º lugar: Florianópolis, com 12,6%
  • 9º lugar: Brasília, com 12,3%

 

 

CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO PARA ILHÉUS E ITABUNA NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão.

O SineBahia,  divulgou oportunidades de trabalho e estágio disponíveis nesta quinta-feira (14), para as cidades de Itabuna e Ilhéus.

Há vagas para professor de ensino superior, orientador pedagógico, eletrotécnico, entre outras profissões.

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é necessário agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

:: LEIA MAIS »

COM PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DA VARÍOLA DOS MACACOS NA BAHIA, SAIBA COMO SE PROTEJER E EVITAR PEGAR A DOENÇA

Com a confirmação do primeiro caso de Monkeypox em Salvador, na quarta-feira (13), os órgãos de saúde divulgaram para a sociedade orientações para a prevenção da doença.

A doença leva o nome “Varíola dos macacos” por ter sido identificada pela primeira vez em 1958 em um macaco.

Na capital baiana, um homem de 32 anos de idade, residente de Salvador, apresentou o início dos sintomas em 22 de junho. Ele foi atendido em hospital da rede particular. O mesmo teve sintomas que indicam a infecção viral como febre alta súbita e lesões na pele. Exames laboratoriais confirmaram o caso como positivo para Monkeypox. O indivíduo segue em isolamento domiciliar e passa bem.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, apesar do cenário requerer cuidados preventivos, o momento não é de pânico, uma vez que a doença apresenta baixa letalidade. Dos casos ocorridos no mundo até o momento, não há registro de óbitos. “O importante nesse momento é evitar todo tipo de pânico. Os cuidados preventivos devem ser observados, mas é bom pontuar que trata-se de um agravo com baixo indicador de letalidade.

Como acontece a transmissão?
A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Sintomas
Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.
O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, os sintomas duram de 16 a 21 dias.

Prevenção
Apesar de não haver tratamento específico ou vacina para a varíola do macaco, a Organização Mundial de Saúde afirma que a vacina para a varíola humana mostrou ser 85% eficaz para prevenir casos da doença. Recentemente, Estados Unidos, Alemanha e França anunciaram que irão implementar planos de vacinação como precaução.

Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência.

POLICIA CIVIL BAIANA INTEGRA OPERAÇÃO NACIONAL EM COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL

Deflagrada no dia 13 de junho, a Operação Acalento cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em todo o estado da Bahia, nesta quarta-feira (13). A ação Nacional tem como objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal.

Participam da operação, policiais do Departamento de Polícia Metropolitana através da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), o Departamento de Polícia do Interior (Depin) e Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ).

A operação teve inicio no dia 13 de junho e já cumpriu 11 mandados de prisão, 14 criminosos foram presos em flagrante e 15 medidas protetivas foram solicitadas. Nesta quarta-feira (13), mais ações estão sendo desenvolvidas para finaliza a operação.

FÃ DE GARIS, CRIANÇA GANHA FESTA DE ANIVERSÁRIO TEMÁTICA EM ILHÉUS

Aysllan Santana Rosário, de 4 anos, é um grande fã dos garis e coletores de lixo de Ilhéus. Ele tem o costume de todos os dias quando o carro passa correr para a porta para ver os garis. Por essa admiração, ele ganhou a festa de aniversário com o tema inspirado nos trabalhadores da limpeza urbana e até uma volta no caminhão do lixo.

“Ele mesmo que pediu. Todos os dias quando o carro passa, ele corre para ver os garis. Ele gosta muito. Ele dizia: ‘mamãe, quero o aniversário andando carro do lixo e uma roupa de gari’” Disse os pais do pequeno Aysllan.

A festa foi realizada neste domingo (10), na própria residência, no bairro da Conquista.  A criança ganhou um uniforme de presente dos pais e uma festa temática completa. Ele fez fotos com os trabalhadores e passeou no caminhão.

Por Ilhéus 24h

PREFEITURA DE ILHÉUS E IBGE FAZEM REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA O CENSO 2022

A Prefeitura de Ilhéus sediou na manhã da última quarta-feira (13) a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022. O trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contará com apoio da administração municipal e visa fornecer informações socioeconômicas atualizadas, além de gerar dezenas de postos de trabalho temporário.

A reunião foi conduzida pelo secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, que ressaltou a importância das parcerias para viabilizar as atividades censitárias e garantir que os trabalhos sejam feitos da melhor forma possível. Conforme Aragão, o levantamento é fundamental para a gestão e execução de políticas públicas no município.

A pesquisa presencial consiste em entrevistas domiciliares, por meio do preenchimento de um questionário e da coleta de dados geográficos. O Censo é um retrato do município no que tange ao tamanho da população, em que condições vive, o nível de escolaridade e os indicadores de emprego e renda. :: LEIA MAIS »

ANVISA LIBERA CORONAVAC PARA CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (13) autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan. 

Durante reunião da diretoria colegiada, em Brasília, por unanimidade, a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas. A vacina é contra a covid-19.

Não há prazo para o início da utilização do imunizante no plano nacional de vacinação. A decisão caberá ao Ministério da Saúde. :: LEIA MAIS »

BRASÍLIA: CÂMARA APROVA PEC DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS EM SEGUNDO TURNO

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15, de 2022, que cria um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano. Os dois destaques apresentados pelos parlamentares foram rejeitados: um que pretendia retirar a expressão “estado de emergência” da PEC e outro que retirava o limite temporal de cinco meses para o pagamento de parcelas adicionais do Auxílio Brasil com recursos autorizados pela proposta. O texto segue para promulgação.

No início da tarde desta quarta-feira, deputados concluíram a votação da proposta em primeiro turno iniciada na noite de ontem (12). A sessão de terça-feira foi suspensa em razão de um apagão no sistema de informática da Câmara. Todos os destaques foram rejeitados.

A PEC dos Benefícios Sociais gera R$ 41,2 bilhões em despesas excepcionais, ou seja, fora do teto de gastos, divididos entre benefícios sociais. As medidas valem de 1° de agosto até 31 de dezembro de 2022.

O texto prevê um aumento de R$ 200 no Auxílio Brasil até dezembro. A PEC também propõe, até o fim do ano, um auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros, vale-gás de cozinha e reforço ao programa Alimenta Brasil, além de parcelas de R$ 200 para taxistas, financiamento da gratuidade no transporte coletivo de idosos e compensações para os estados que reduzirem a carga tributária dos biocombustíveis.

Estado de emergência

Para tanto, a PEC estabelece um estado de emergência “decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes”.

Na prática, é como se o governo declarasse que o país vive um momento excepcional, como ocorreu durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Segundo a legislação, não pode haver concessão de novos benefícios ou distribuição de valores em ano eleitoral, a não ser em casos excepcionais, como o estado de emergência. Por isso, há um dispositivo na PEC que prevê a decretação de estado de emergência no país até 31 de dezembro, justificado pela elevação “extraordinária e imprevisível” dos preços do petróleo, combustíveis e seus impactos sociais.

 

JOVENS DE INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO QUE NÃO FORAM ADOTADOS TERÃO PREFERÊNCIA NO PROGRAMA DO 1° EMPREGO EM ILHÉUS

Após a apresentação do Projeto de Lei nº 081/2021, em 6 de Julho de 2021, pelos vereadores de Ilhéus Jerbson Moraes (PSD), Enilda Mendonça (PT), Vinícius Alcântara (PV), Ivo Evangelista (Republicanos) e Alzimário Belmonte – Gurita (PSD), o Prefeito Mario Alexandre sancionou a LEI Nº 4.169 DE 09 DE JUNHO DE 2022, referente a alteração da Lei 3.712 de 25 de abril de 2014, que institui o Programa do 1º Emprego no município de Ilhéus.

Apesar da Lei n. 3.712 de 25 de abril de 2014 ter instituído o Programa do 1º Emprego no Município de Ilhéus para jovens, existia ainda uma lacuna no sistema legal de proteção social no que se refere à pessoa egressa das instituições de acolhimento que não conseguia ser adotada. Portanto, pensando no acolhimento social desses jovens, é que os parlamentares ilheenses propuseram a Lei. De acordo com a mesma, cabe ao Município de Ilhéus reservar obrigatoriamente 3% (três por cento) das vagas do Programa do 1º emprego para os egressos de instituições de acolhimento familiar ou institucional que não foram adotados. Além disso, assegurar a estes jovens prioridade para preenchimento dos postos de trabalho.

É fato que no Brasil muitas crianças e adolescentes vivem em abrigos institucionais, distantes de suas famílias biológicas, sendo que uma boa porcentagem não reúne condições jurídicas para a adoção definitiva. Por consequência, um contingente expressivo dessas crianças e adolescentes tornam-se jovens adultos dentro de entidades de acolhimento, sem a convivência nem com sua família natural nem com uma família adotiva. Após completar 18 anos, o jovem sai da tutela estatal, por ter adquirido a maioridade civil, sem que haja um programa que lhe permita ser responsável pelo próprio sustento, sobretudo por sua moradia e alimentação.

 

PRAÇA PEDRO MATTOS E TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS PASSAM POR REQUALIFICAÇÃO COMPLETA

O Quarteirão Jorge Amado está recebendo melhorias e investimentos importantes da gestão do prefeito Mário Alexandre. Visando modernizar os espaços públicos, a Prefeitura iniciou uma série de intervenções no Centro da cidade, com requalificação completa da Praça Pedro Mattos, fruto de um acordo de cooperação entre o Município e a Unimed de Ilhéus, e reforma completa do Teatro Municipal (TMI).

O espaço vai ganhar um aspecto aprazível para apresentação da classe artística da cidade, bem como para o público dos espetáculos. Conforme Geraldo Magela, secretário de Cultura, a obra consiste na substituição dos forros e da estrutura metálica enferrujada. A reforma é fiscalizada pelo Conselho Municipal de Cultura.

Entre os itens inspecionados estão alvenarias internas e externas, cobertura, forros, estrutura de suporte da cobertura, iluminação, rede elétrica, louças e metais, vidros, sistema hidráulico, estrutura de suporte do palco, portas, estrutural e fachada.

O gestor frisou que o trabalho não compreende apenas pintura, como ocorreu em outras situações. O espaço passa por revitalização, que inclusive deveria ser executada no passado. Contudo, segundo lembrou, não houve cobranças pontuais para que o poder público promovesse melhorias significativas.

“O Teatro está sendo reformado em vários setores, assim como a Praça Pedro Mattos. A sujeira é normal em uma obra de tantas frentes e de grande porte”, explicou Magela.

Ele afirmou que o reparo da subestação de energia já foi concluído e destacou que colocar estrutura metálica em um ambiente de frente para o mar, sem o tratamento adequado, no mínimo é temerário, correndo risco real de desabamento.

“Durante muitos anos, diversos equipamentos da nossa cidade receberam apenas pintura. Marketing não substitui reformas. Por isso, as informações estão sendo repassadas continuamente para o Conselho de Cultura. Questionar sujeira em uma construção desse porte é realmente pouco conhecimento sobre obras estruturantes”, finalizou o secretário.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia