:: ‘Geral’
STJ MANTÊM DECISÃO DE DESEMBARGADORA SOBRE CASSAÇÃO DO EX-VEREADOR DE ILHÉUS, LUCA LIMA

Acusado de “rachadinha” e assédio sexual por ex-assessoras, vereador afirma que é vítima de farsa armada por adversários políticos
O Superior Tribunal de Justiça, por intermédio do presidente e relator, Humberto Martins, negou uma ação de segurança impetrada pelo ex-vereador Luca Lima que pedia a reforma da decisão da desembargadora Heloisa Pinto De Freitas Vieira Graddi (TJBA), que manteve a cassação do mandato pela Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Luca Lima sofre mais uma derrota judiciaria e não deve retornar o legislativo ilheense.
Confira a decisão do STJ na íntegra clicando aqui.
COVID-19: ILHÉUS MONTA DRIVE-THRU PARA APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES NOS DIAS 19 E 20 DE JULHO

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nos dias 19 e 20 de julho um drive-thru para aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses contra a Covid-19. A vacinação será ofertada das 8h às 12h, no estacionamento externo do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e contempla pessoas com idade igual ou acima de 12 anos.
Na modalidade drive-thru não há necessidade de descer do veículo para ser imunizado. Todos devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina.
Caso não tenha o cartão de vacina, e for a primeira dose, será produzido um novo na hora. Já para a aplicação da 2ª, 3ª e 4ª doses é indispensável levar o cartão onde consta o registro da dose anterior.
A 3ª dose será aplicada em pessoas que já tomaram as duas doses há pelo menos quatro meses. A 4ª dose, por sua vez, está disponível para o público com idade igual ou superior a 40 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde que receberam a 3ª dose também no intervalo de quatro meses.
Serviço :: LEIA MAIS »
CONVENÇÕES PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS COMEÇAM NA QUARTA-FEIRA (20)

A partir de quarta-feira (20), os partidos políticos podem realizar suas convenções para escolher e oficializar suas candidaturas para as eleições de 2022.
Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto.
Há uma expectativa que muitos candidatos não passem pelas convenções a níveis estaduais, compondo acordos políticos.
Líderes das pesquisas eleitorais cenário nacional, Lula e Bolsonaro já têm vices definidos. PDT aguarda negociações para definir chapa de Ciro Gomes, mas já avalia soluções internas. MDB ainda não bateu o martelo sobre vice de Tebet, mas nome provável é de Tasso Jeressaiti.
CÃES SÃO ENCONTRADOS MORTOS DENTRO DE SACOLAS EM PRAIA DO SÃO MIGUEL

Moradores do bairro do São Miguel, zona norte de Ilhéus, encontraram na última semana, cerca de cinco cães mortos dentro de sacos na areia da praia. Segundo os moradores, a população local está chocada com tamanha crueldade.
Um morador que preferiu não se identificar, afirmou que na região está sendo comum encontrar animais mortos em sacolas. “É um absurdo, somente pessoas muito ruins podem fazer isso com os animais. Não é a primeira vez que isso acontece e, se providência nenhuma for tomada, infelizmente não será a última.” Disse.
SELEÇÃO FEMININA É CAMPEÃ POR EQUIPES NO PAN DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Ao longo da última semana, as ginastas brasileiras vinham sobrando no Pan-Americano de Ginástica Artística, que está sendo disputado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Neste domingo (17), o domínio se transformou em história: pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos, uma das grandes potências mundiais da modalidade, em uma prova por equipes e saiu com o ouro. Vale destacar que a seleção dos Estados Unidos competiu com parte da equipe principal. O feito inédito coloca uma cereja no bolo da semana da equipe: na sexta-feira (15) as brasileiras já haviam obtido a melhor somatória entre todos os países nas disputas individuais e, consequentemente, garantido vaga no Mundial da modalidade, que será disputado em outubro, em Liverpool (Inglaterra). No fim da tarde deste domingo (17), o Time Brasil também brilhou no masculino, ao faturar a prata por equipes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

As grandes estrelas da equipe brasileira foram as mesmas responsáveis por três ouros e duas pratas para o Brasil na sexta: Flávia Saraiva e Rebeca Andrade. As duas foram acompanhadas por Carolyne Pedro, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Christal Bezerra (reserva). No total, o Brasil acumulou 162.999 pontos, contra 161.000 dos Estados Unidos, que ficaram com a prata, e 155.534 do Canadá, que conquistou o bronze.
Rebeca conseguiu a maior nota entre as ginastas do Brasil com sua performance no salto, que rendeu nota 14.500. Neste aparelho, Flávia Saraiva alcançou 14.300 e Carolyne Pedro, 13.300.
Nas barras assimétricas, Lorrane foi acionada e cravou 13.100. Flavinha alcançou 13.600 e Rebeca 14.433.Já nas traves, o Brasil teve as três melhores notas entre todas as participantes: novamente Rebeca foi a primeira, com 14.133, seguida por Flávia (13.867) e Júlia Soares (13.467).
Por último, no solo, Rebeca ficou de fora. Flavinha conseguiu 13.633. Júlia obteve 12.867 e Carolyne 12.333. :: LEIA MAIS »
APAE DE ILHÉUS COMPLETA 42 ANOS E INAUGURA CENTRO DE EQUOTERAPIA NESTA SEGUNDA (18)

Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) inaugura nesta segunda-feira (18) o Centro de Equoterapia, que integra as comemorações do aniversário de 42 anos da entidade. O evento começa às 9h, na sede da APAE. A programação especial inclui apresentação dos bonecos do Trem da Vitória, espaço de lazer, venda de lanches e atração musical.
Conforme Vitória Penalva, diretora-geral e pedagógica da APAE de Ilhéus, a festa beneficente tem como tema “APAExone-se por essa causa”. Ela destaca que dentro da Federação das Apaes do Estado da Bahia, a APAE do município é pioneira na implantação da equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde e educação.
A técnica busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. No período da tarde, a partir das 15h, o público presente poderá desfrutar de música ao som do DJ Rogério, bem como área de lazer com pula-pula para as crianças.
No local também serão vendidos churrasco, refrigerante, acarajé, abará, pipoca doce e salgada. Vitória Penalva agradece o apoio do poder municipal, dos empresários e da sociedade em geral, pois contribuem efetivamente para a manutenção da APAE.
A diretora reitera o convite para que a comunidade ilheense possa participar deste momento especial, parte das celebrações de mais de quatro décadas de um trabalho de superação de desafios e construção de um histórico de lutas e muitas conquistas em prol dos direitos da Pessoa com Deficiência (PCD).
Inauguração do Centro Apeano de Equoterapia
Local: Caminho 1, nº 64 – Hernani Sá (Sede da APAE Ilhéus)
Data: 18 de julho de 2022
Horário: A partir das 9h
SEDUC ESCLARECE SOBRE MERENDA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS

Tendo em vista a divulgação de informações veiculadas nesta semana a respeito da oferta de merenda escolar nas unidades da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), esclarece os seguintes pontos:
1 – O ano letivo de 2022 iniciou em fevereiro, quando as escolas estavam há anos anos fechadas por conta da pandemia e obviamente sem nenhum gênero alimentício;
2 – Através do processo licitatório que aconteceu em 2021, foi conhecida as empresas vencedoras de lotes secos e hortifruti para realizar o abastecimento dos gêneros alimentícios nas 130 escolas da rede pública municipal por seis meses até que fosse concluída a licitação do ano de 2022, que estava em andamento;
3 – Foi feita uma adesão ao contrato de outra secretaria para o lote das carnes, já que no processo licitatório 2021 este lote não teve nenhuma empresa, devido aos altos aumentos desse item. Essa quantidade do contrato de adesão era apenas para uma remessa dentre as 10 remessas que entregamos normalmente durante o período letivo apenas para suprir a necessidade inicial e compor o cardápio enviado pelo setor de alimentação escolar Seduc;
4 – As escolas receberam itens até antes do recesso junino;
TRAGÉDIA MOBILIZA VIZINHOS E GERA CAMPANHA PARA AJUDAR FAMÍLIA APÓS INCÊNDIO EM ILHÉUS

No último dia 16 de julho, uma família teve sua residência completamente incendiada. Moradores do bairro Salobrinho se compadeceram da situação e iniciaram uma campanha de solidariedade para ajudar a família que perdeu praticamente quase todos os seus pertences.
Ademais, moram na casa um senhor de 74 anos e um bebê de apenas 6 meses. Portanto, toda a ajuda será bem vinda, podendo ser alimentos, móveis, utensílios, roupas e fraldas.
Para doações, basta contatar a família através dos telefones (73) 98864-8383 ou (73) 98867-6592.
VEREADOR GURITA SOLICITA OBRAS E SERVIÇOS PARA O BAIRRO HERNANI-SÁ

A Câmara de Ilhéus aprovou na última Sessão Ordinária, que aconteceu na quarta-feira (13), indicações do vereador Alzimário Belmonte (Gurita) solicitando ao poder executivo Obras e Serviços em toda estrutura da Central de Abastecimento do Bairro Hernâni Sá, reformas da praça Nourival Cardoso Costa, da praça aonde fica o Bar do Mineiro, da Creche Dom Eduardo, da Escola Municipal Dom Valfredo Tepe, construção de uma praça e a reforma da areninha ao lado da central de abastecimento do bairro.
Na última segunda feira (11), o vereador reuniu com representantes da Associação da Central de Abastecimento do bairro Hernani-sá, com objetivo de melhorar as condições do local para toda a comunidade do bairro e adjacências. Entre as solicitações feitas ao vereador, solicitaram lixeiras para o ambiente interno e externo da feira; além da manutenção e reestruturação do telhado; manutenção e desobstrução no sistema de Drenagem Pluvial; uma equipe de varrição; a implantação de um sistema de monitoramento através de câmeras de segurança; a aquisição de um sistema de sinalização e orientação por placas indicativas e de serviços auxiliares nas dependências da feira; e ainda a criação de espaços com a finalidade de carga e descarga para caminhões com placas indicativas e horários pré-determinados nas proximidades da central de abastecimento.
BAHIA REGISTRA 4.642 CASOS DE COVID-19 E 13 ÓBITOS EM 24H

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.642 casos de Covid-19 de acordo com o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta quarta-feira (13).
Desde o início da pandemia, dos 1.621.424 casos confirmados, 1.571.440 são considerados recuperados, 19.873 estão ativos e 30.111 morreram. Os dados ainda podem sofrer alterações.
O boletim desta quarta ainda contabiliza 1.923.753 casos descartados, 353.209 em investigação e 66.436 profissionais da saúde confirmados para Covid-19.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta.









