WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque3’

BAHIA RECEBE PRIMEIRO LOTE DE VACINAS DA PFIZER

As primeiras 26.910 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 chegaram à Bahia na tarde desta segunda-feira (3). Do galpão do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), as unidades serão distribuídas exclusivamente em Salvador. Também nesta segunda-feira (3), na parte da manhã, a Bahia já havia recebido mais 405 mil unidades da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, destinadas à aplicação da segunda dose em todos os municípios baianos.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a vacina da Pfizer é a que possui maior eficácia protetora hoje no mundo. “Uma vacina que, por um lado, protege mais, pois até com uma única dose ela já garante 80% de proteção. Mas é uma vacina que não pode ser utilizada em pessoas com alergias muito fortes, de modo geral as pessoas chamadas atópicas, que têm alergia a medicamentos, a frutos do mar, alergias múltiplas e reações severas alérgicas”.

O secretário também informou que a previsão do Ministério da Saúde é “já a partir do próximo mês de junho, um quantitativo maior de doses [da Pfizer] seja encaminhado para todo o País. A ideia desse primeiro lote de 1 milhão de doses, fracionado em 500 mil, foi exatamente testar a estrutura da nova cadeia de frio. É uma cadeia de frio diferente da habitual”. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID- 19 PARA PORTADORES DE HIV

Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA), iniciou na quarta-feira (28) a campanha da vacinação contra a Covid- 19 para usuários do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, ofertando a 1ª dose do imunizante aos pacientes portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação ocorreu em atendimento aos protocolos do Ministério da Saúde. Os pacientes foram imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca.

O grupo foi elencado na lista de prioridade para receber a vacina nesta etapa da campanha, que também visa imunizar pacientes com comorbidades específicas. O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona no CAE III, antigo Sesp, situado à Avenida Canavieiras. A iniciativa pretende reduzir o risco de hospitalização e, consequentemente, óbito entre pessoas dos grupos mais vulneráveis.

POLÍCIA CIVIL INTERCEPTA TÁXI QUE TRANSPORTAVA ARMAMENTO PARA FACÇÃO CRIMINOSA EM ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (28), a Polícia Civil foi acionada pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, informando que um táxi de placa policial PLK03C07, originário de Ilhéus, teria se deslocado para Irecê por ordem da facção Terceiro para transportar entorpecentes com destino a cidade de Ilhéus.

Policiais civis realizaram vigilância na BR 101, sendo o veículo identificado por volta das 22 horas e interceptado na ponte sobre o Rio de Contas, nas cidades de Aurelino Leal e Ubaitaba.

O motorista do táxi foi identificado como Gleidson Rocha dos Santos, ao ser questionado confessou que transportava material ilícito e informou que havia arma de fogo e munições.

No interior do veículo, foi encontrada uma pistola Glock .50 com carregador 13 cartucho .45, 7 blister com munições calibre .40 , 4 blister com muniçẽs calibre 38, 2 caixa de calibre 380, 2 caixas calibre 38 com 100 munições.

MINISTÉRIO DA SAÚDE INCLUI GESTANTES E PUÉRPERAS EM GRUPO PRIORITÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Segundo a pasta, evidências científicas e dados epidemiológicos evidenciaram que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da doença

Ministério da Saúde incluiu todas as gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A medida consta em nota técnica enviada na segunda-feira, 26, a Estados e municípios. Antes, apenas gestantes, puérperas e lactantes pertencentes a algum grupo prioritário poderiam ser vacinadas nesta etapa inicial.

Segundo a pasta, evidências científicas e dados epidemiológicos evidenciaram que a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da Covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito, mas também em desfechos gestacionais desfavoráveis como parto prematuro e abortamento. Mesmo que a segurança e eficácia das vacinas contra Covid-19 não tenham sido avaliadas neste grupo, o Ministério da Saúde avaliou que os benefícios da imunização de gestantes e purpúreas sejam maiores do que os riscos. Ainda de acordo com a pasta, a as vacinas de plataformas de vírus inativado já são utilizadas por esse grupo de mulheres no Calendário Nacional de Vacinação.

Estima-se que existam cerca de 3 milhões de gestantes e puérperas anualmente no País. Na fase I, serão vacinadas pessoas com gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. Neste caso, deverá ser comprovada a condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios e prescrição médica. Na fase II, começa a imunização de gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

A nota técnica não cita data específica, mas estima que a administração da primeira dose ocorrerá até o final de maio. O ministério orienta que a vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres. Segundo a pasta, vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado (CoronaVac), vetor viral (vacina de Oxford/AstraZeneca) ou mRNA (Pfizer). O intervalo de no mínimo 14 dias entre a administração da vacina Influenza e a da Covid-19 deverá ser respeitada. No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

UESC SE CONSOLIDA ENTRE AS MELHORES UNIVERSIDADES ESTADUAIS NO RANKING DO MEC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), mais uma vez, faz parte do grupo de Instituições de Ensino Superior que recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no IGC – Índice Geral de Cursos, avaliação realizada pelo Ministério da Educação.

Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição. De acordo com o IGC de 2019, foram cerca de 24 mil cursos avaliados entre 2017 e 2019, em mais de duas mil instituições (públicas e privadas).

Segundo a pró-reitora de Graduação da Universidade, professora, Rosenaide Pereira Ramos, “o resultado alcançado pela UESC no IGC, traduz o investimento da instituição na qualificação do corpo docente, na articulação ensino, extensão e pesquisa (produção de conhecimento); na busca de melhoria dos recursos tecnológicos, na atualização dos currículos e atendimento aos discentes. Para a instituição fica o estímulo para continuar trabalhando de modo a, sempre, ocupar os melhores lugares nas avaliações das IES”.

Os dados do IGC levam em consideração 2.070 instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Para que um curso tenha o IGC calculado, de acordo com o Inep, é preciso que a instituição tenha, no mínimo, um curso com CPC calculado no triênio de referência.

Leva-se em conta, no cálculo do IGC, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) do triênio 2017-2019, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes na graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O levantamento faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Além do IGC, também compõem a lista o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: IPTU COM 15% DE DESCONTO VENCE NO DIA 30 DE ABRIL, PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Prorrogado por duas vezes consecutivas em razão dos efeitos econômicos da pandemia, o IPTU de 2021 com desconto de 15% para pagamento em cota única vencerá em 30 de abril, próxima sexta-feira.

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto para a cota única. O dia 30 de abril também é o prazo do pagamento da primeira parcela do IPTU, sem o desconto, para quem optou pelo pagamento parcelado; e também do pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, sem desconto, seja em cota única ou na forma parcelada.

VEREADOR JERBSON MORAES E SOANE GALVÃO ENTREGAM CESTAS BÁSICAS ARRECADADAS EM LIVE SOLIDÁRIA

Foram arrecadadas cerca de 5 mil toneladas de alimentos.

Final de semana em clima de solidariedade, o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), iniciou neste final de semana, junto a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, a entrega de cestas básicas à classe de entretenimento do município. Os alimentos foram arrecadados no início desse mês, durante live solidária, idealizada por Jerbson.

Durante a entrega  o vereador  se mostrou agradecidos pelo momento “Fui às ruas, pedi aos amigos, Encabecei uma campanha pedindo que no meu aniversário não haveria maior presente do que sua ajuda”, disse JM, ao entregar cerca de cinco toneladas de alimentos não perecíveis, ao lado de Soane Galvão, que foi uma das colaboradoras do projeto.

A iniciativa também contou com a solidariedade de personalidades políticas e empresariais de Ilhéus a exemplo do prefeito Mário Alexandre; do deputado Jairo Carneiro; dos vereadores Enilda Mendonça, Luca Lima, Luciano Luna, Edvaldo Gomes e Kaique Souza; dos influencers Taís Medeiros e Mateus Figueiredo, dos secretários municipais Vinícius Briglia (Indústria e Comércio) e Eliane Oliveira (Educação); Dr. Paulo Barbosa, Camilo Watson e Raimundo Machado Júnior.

E das empresas Versúvio, Hotel Jardim Atlântico, Espaço Cuidar, Fashion Boutique, Influência da Moda, Emporium Gourmet, Hortifruti Bem Melhor, Açaí Expresso (Vilela), Bella Pizza, Haras Itajuípe, Lechat, Backdoor, Marmita Fit, Stúdio Ariane Cidade, Cabana Nariga´s, Imperador das Carnes, Colcci, Top Dente, Mundo das Bolsas, Aero Sheik, Guia e Engenharia, Paulo Calçados, Cesta do Povo, Extimbraz, Jaqueline Pascheco Ortodontia, Léo do Côco, Frutibahia, Dona Gel, Clínica Odontológica Dr. Fausto Werner, Happytweens, Doce Arte, Fai Turismo, Pizzaria Peperoni, Pitoco, Joilson Distribuidora, Black Design, Stúdio Silvania, Feijão do Jorge, Ceo Modas, Academia Corpore, Nick Elvis, Barriga na Brasa, Jamile do Cupuaçu, Brumas, Nossa Clínica, Supermercados Meira, Casa da Informática, Cabana Guarani, Rubens Moura, Supermercados Bem Melhor, Ítala Bispo, Bruno Som e Vini Lives.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira a mensagem de agradecimento de Jerbson Moraes: :: LEIA MAIS »

ILHÉUS COMEÇARÁ A VACINAR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA PRÓXIMA SEGUNDA (26)

A primeira etapa da imunização contra a Covid 19  para docentes e não docentes de 55 a 59 anos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, em Ilhéus, terá início na próxima segunda-feira (26) conforme cadastro prévio realizado nas instituições.

Nesta etapa poderão ser imunizados profissionais que atuem nas escolas com funções como secretários, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos. Os  professores temporários também serão vacinados.

Para receber a vacina, o profissional deve apresentar os documentos pessoais, RG e CPF e Cópia do Contracheque atual  ou a declaração de atuação assinada pelo diretor escolar, no caso  dos contratados na Seleção 001/2021 da Rede Municipal.

A vacinação ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril, das 8 às 12h e das 14 às 16h, na Escola Municipal Heitor Dias.

POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO NA MORTE DO TAXISTA EM ITABUNA

Bruno Santos, um dos suspeitos do homicídio de Amintas Feitosa de Moura Ferreira

Um homem suspeito de participação na morte do taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (22), na cidade de Itapitanga, no sul da Bahia.

De acordo com a polícia, o suspeito confessou ter participação no crime, mas negou ter matado o motorista. Ele foi preso durante uma operação e foi encaminhado para o Complexo Policial de Itabuna, no início desta noite.

Através de imagens de câmeras de segurança a polícia chegou até dois suspeitos, que aparecem circulando nas proximidades de um ponto de táxi, no centro comercial de Itabuna, onde o taxista trabalhava. A vítima aparece e logo os dois homens vão ao encontro dele, conversam e saem juntos.

“Não é comum o crime de latrocínio, o agressor torturar a pessoa para obter o objeto. Vendo as imagens a gente acredita que foi premeditado, que não foi de forma aleatória”, disse o delegado Luciano Medeiros.

Após um cortejo, o corpo do taxista foi enterrado na tarde desta quinta, em Itabuna. Amigos, familiares e colegas de trabalho estiveram presentes no sepultamento. Eles cobraram justiça pela morte de Amintas.

“Não vai trazer a vida dele, mas queremos esclarecimentos disso e a punição para os responsáveis”, disse Eduardo Cardoso, presidente do Sindicato de Taxistas de Itabuna.

:: LEIA MAIS »

PROJETO DE JERBSON MORAES INSTITUI PROGRAMA CÂMARA ITINERANTE, LEVANDO SESSÕES A TODAS AS REGIÕES DE ILHÉUS

A iniciativa também pretende propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade.

Projeto de Resolução, de autoria do presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), institui o Programa “Câmara Itinerante”, instrumento voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade. O Programa será desenvolvido durante o ano, podendo ser realizado no período das Sessões Ordinárias, constituindo reunião Legislativa de Trabalho informal em diversas localidades do município. O Projeto de Resolução foi aprovado.

O parlamentar destaca que O Programa “Câmara Itinerante” tem como objetivos popularizar os trabalhos legislativos, propiciando o contato direto do vereador com a população de cada região urbana e rural. “Também buscamos promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharmos juntos a partir da discussão comum dos problemas comunitários”, afirma. A iniciativa também pretende propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, atuando como interlocutor no estudo de seus problemas e encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração.

A participação popular é um outro ponto de destaque do projeto. “Em todas as reuniões de trabalho serão convidadas a participar lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos, renomados profissionais liberals, empresários, autoridades classistas, eclesiásticas, da segurança, judiciarias, enfim, todos cidadãos identificados como agentes ativos que residam naquela localidade”, exemplificou o presidente da Câmara.

O projeto, segundo Jerbson Moraes, pretende romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que, segundo sua análise, o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos no plenário do Poder Legislativo. “Partindo dessa premissa, haverá uma conscientização da comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara Municipal como uma instituição mais transparente para o cidadão”, assegura Moraes



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia