Na manhã dessa quarta-feira (9) o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus Jerbson Moraes (PSD), concedeu entrevista ao Programa Tropa de Elite da Rádio Gabriela FM, na oportunidade de esclarecer acerca dos últimos acontecimentos políticos da cidade, Jerbson deixou claro que não existe oposição contra o governo por sua parte,” Não há nada contra o governo desde que seja correto e positivo para a cidade. Não serei presidente bom ou ruim, serei um presidente justo” ressaltou o edil.

Quando questionado pelos apresentadores, Marinho Santos e Robertinho Scarpitta, sobre a luz amarela que se acendeu, Jerbson esclareceu que a mesma não foi acesa pelo legislativo ilheense, e sim por apenas um membro da casa.

Ainda de acordo com o Presidente, o poder legislativo é independente e nunca deve ser usado com os problemas políticos. “Precisamos mostrar a população essa capacidade de entender a responsabilidade do poder legislativo dentro do sistema político da cidade, das melhorias necessárias. E nós estamos conduzindo a Câmara dessa forma respeitosa. Deixando claro não ter problema algum com nenhum dos 20 vereadores, seja de qual partido for, respeitando sempre o mandato de cada parlamentar.
Sobre a devolução dos dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existirem irregularidades no teor dos referidos projetos, Moraes explicou que em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021.

E que os projetos de lei não se referem a abertura de crédito suplementar e de crédito especial para promover ações que visam conter o avanço da covid-19 na cidade. Como foi divulgado por alguns meios de comunicação, Jerbson atribui a um “Comitê de ódio” a autoria e divulgação das fake news.

Conforme o presidente, o projeto corrigido foi entregue na Câmara na ultima terça-feira (8).

Balanço da gestão de JM: Quando questionado sobre esses primeiros seis meses a frente da Câmara Municipal de Ilhéus, suas decisões, e a “mágica” de conduzir a casa com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões de reais em caixa, Jerbson disse ser necessário planejar, arrumar e fazer a gestão conforme as diretrizes, e que a atitude de diminuir em 19% o salário dos vereadores foi para que a casa atingisse o limite permitido por lei, de usar somente 70% dos recursos recebidos em pagamentos. ” A redução foi uma adequação à lei”, acrescentou.

Para o presidente, com a economia feita durante esses primeiros seis meses, a Câmara Municipal terá uma realidade mais confortável, com saldos positivos e garante aos servidores o retorno do pagamento do ‘ticket’ alimentação, a primeira parcela do 13.º salário e o pagamento de 1/3 de férias.