WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



camara ilheus


(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


:: 22/out/2025 . 8:21

A Visão de Marão: Ilhéus Colhe Frutos de uma Ideia Plantada no Passado

A demolição dos antigos galpões da Codeba na Avenida 2 de Julho, para dar lugar a uma área de lazer, é a concretização de um projeto iniciado anos atrás, fruto de um convênio fundamental assinado na gestão de Mário Alexandre.

Há gestões anteriores, o coração de Ilhéus, especialmente na orla da Avenida 2 de Julho, era marcado por antigos galpões da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estruturas degradadas e subutilizadas. O então prefeito Mário Alexandre (Marão) identificou ali um potencial transformador: recuperar a área e devolvê-la à população com um novo espaço de lazer e convivência.

*O Convênio que deu o Pontapé Inicial*

Foi durante a administração de Mário Alexandre (Marão) que se firmaram tratativas com a Codeba, culminando na assinatura de um contrato de cessão de uso da área do antigo Porto de Ilhéus. Este ato estratégico foi o passo legal e operacional decisivo, permitindo ao município intervir na região. A ideia central era a demolição dos galpões e a criação de uma área de lazer integrada à paisagem urbana.

Embora projetos de grande porte, como obras urbanísticas e convênios federais ou estaduais, exijam longo trâmite (planejamento, aprovação, recursos), o “pontapé inicial” foi dado por Marão.

*Demolição: Concretização de um Legado*

A recente demolição dos galpões, que ganhou destaque na cidade, é a materialização direta desse projeto concebido e estruturado no passado. O ato simboliza a remoção do abandono para dar lugar ao futuro.

É comum que obras de grande porte sejam concluídas sob gestões diferentes de sua concepção. Nesse caso, a derrubada dos galpões e a futura revitalização são, na verdade, a continuidade da ação estratégica e do compromisso firmado por Mário Alexandre. O que Ilhéus vivencia hoje é o desdobramento de uma decisão pensada e estruturada com visão de futuro.

O legado de Marão, marcado por olhar espaços abandonados, enxergar potencial e criar pontes institucionais para viabilizar intervenções estruturantes, se mostra vivo. O esforço de uma gestão não se encerra com o mandato; se as sementes do planejamento e os convênios foram bem lançados, os frutos são colhidos no presente, garantindo um novo horizonte urbano para Ilhéus.

Excelência acadêmica: UESC entra para o ranking das melhores universidades do mundo

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo no World University Rankings 2026, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais respeitadas avaliações acadêmicas internacionais.

A notícia foi publicada no site oficial da instituição. O resultado veio através de um levantamento que analisou o desempenho de mais de 2 mil universidades de 115 países.

O ranking da Times Higher Education avalia as universidades com base em cinco critérios principais: qualidade do ensino, infraestrutura e ambiente de pesquisa, impacto e relevância da produção científica, relações com o setor produtivo e nível de colaboração internacional. Esses indicadores ajudam a medir o desempenho acadêmico e científico, além de destacar a importância das instituições para a sociedade, tanto local quanto globalmente.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ligou para o reitor Alessandro Fernandes para parabenizar a UESC pela conquista. Ele ressaltou o orgulho do governo com o desempenho das universidades públicas do estado, afirmando que elas demonstram o compromisso da Bahia com a educação, a ciência e o desenvolvimento sustentável da região.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia