
:: 12/maio/2025 . 15:08
Inscrições abertas para o primeiro ciclo de editais da Política Nacional Aldir Blanc em Itabuna
No ano de 2024, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) captou R$ 1.374.684,87 em recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de fomento à cultura.
A partir dos ciclos de escuta pública foram definidos formatos de aplicação e montado o Plano de Aplicação dos recursos da Lei garantindo, assim, o fomento ao setor cultural do município.
Deste modo, na quinta-feira passada, dia 8, foi publicado no Diário Oficial da FICC, a primeira leva dos editais do primeiro ciclo de recursos da PNAB com ênfase em fomento, dentre as temáticas destacamos: realização de festivais e ações artísticas, prêmios, subsídio a grupos e espaços culturais.
Está prevista a publicação de dois editais: premiação e ações continuadas, correspondentes a aplicação da Política Nacional Cultura Viva na próxima semana.
Para ter acesso à inscrição o agente cultural deve acessar o site: editais.ficc.br e realizar sua inscrição do dia 12 de maio ao dia 2 de junho. Outras informações podem ser solicitadas através do email pnabitabuna@ficc.com.br ou (73) 9936-5982.
Estádio Mário Pessoa obtém autorização para receber jogos oficiais e Barcelona poderá jogar em casa
O Estádio Mário Pessoa já consta com o parecer oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização de jogos profissionais. A conquista é fruto de um intenso trabalho da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, junto a uma ação conjunta com outras secretarias e a parceria com o Barcelona de Ilhéus.
O trabalho da Prefeitura envolveu serviços de manutenção, melhorias na infraestrutura, ajustes técnicos e ações voltadas à segurança e ao conforto do público.
A liberação do estádio permitirá que o Barcelona dispute os jogos do Campeonato Brasileiro da Série D na cidade, com o apoio da torcida. A primeira partida em casa está marcada para o dia 18 de maio, contra a equipe do Jequié, pela 5ª rodada.
Além da competição nacional, o Estádio Mário Pessoa também oferecerá melhores condições para os torneios amadores e de demais categorias, como futebol feminino e de base, movimentando a economia local.
Jornalista Camile Maltez concorre à presidência do PT Ilhéus nas eleições de 6 de julho
A jornalista Camile Maltez é a aposta da chapa Democracia e Unidade para presidir o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus. A escolha será feita através do Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que acontece no dia 6 de julho. Considerado o mecanismo mais democrático entre os partidos políticos brasileiros, o PED permite que todos os filiados votem para escolher os dirigentes municipais, estaduais e nacionais do partido.
A candidatura conta com o apoio do atual presidente da sigla no município Ednei Mendonça, da professora e ex-candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de 2024 Adélia Pinheiro, do vice-presidente nacional do PT Everaldo Anunciação, da vereadora Enilda Mendonça e dos deputados Rosemberg Pinto (estadual) e Josias Gomes (federal).
Natural de Ilhéus e militante do PT desde a adolescência, Camile é mãe, jornalista, especialista em Gestão Cultural (UESC) e Produção Cultural (Itaú Cultural), mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC) e pós-graduanda em Gestão Social do Patrimônio Cultural (UFBA). Com mais de duas décadas de atuação na comunicação social e na cultura na Bahia, desenvolve projetos com foco político, criativo e sustentável.
“Para mim é uma honra muito grande ter essa possibilidade de juntar-me a lideranças tão importantes e que tanto admiro e me orgulho. Só tenho a agradecer pela confiança de todos e assumo o compromisso de continuar lutando com muita dedicação, força e amor, pelas bandeiras da justiça social, do respeito, da igualdade e das conquistas coletivas”, afirma a candidata.
Legado feminino – O PT de Ilhéus tem longa trajetória de protagonismo feminino. Já elegeu Professora Carmelita e Enilda Mendonça como vereadoras e, nas eleições de 2024, lançou Adélia Pinheiro como candidata à prefeitura, obtendo cerca de 39 mil votos e se tornando uma das principais lideranças políticas da região Sul da Bahia. Camile pode se tornar a quarta mulher a presidir o partido no município, seguindo os passos da arquiteta Marilene Lapa, da professora Carmelita e da advogada Ariadne Pitanga.
Para Adélia Pinheiro, a candidatura representa a consolidação de forças democráticas e um novo ciclo de unidade no partido. “Realizei diálogo franco e inclusivo com todas as lideranças do nosso partido no município. Defendo a chapa Democracia e Unidade e vamos fortalecer o PT com agendas, participação de todos, debates e militância”, reforça.
“Salto de qualidade” – O vice-presidente nacional do PT Everaldo Anunciação também destaca a força da candidatura: “depois da extraordinária campanha de 2024 com Adélia à frente, o partido em Ilhéus dá mais um salto de qualidade ao ser novamente liderado por uma mulher. Camile é jovem, competente e preparada para elevar mais ainda o PT ao patamar que ele merece”.
Reeleita com mais de 1.700 votos como a quarta vereadora mais votada de Ilhéus em 2024, Enilda Mendonça endossa: “não há nome melhor que o de Camile Maltez, que tem todo o nosso apoio e representa com firmeza o protagonismo das mulheres nos espaços de poder”.
- 1