
Agentes de Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago; prisões passam de 2.300
Agentes do governo Trump estão indo de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago, nos Estados Unidos. Operação conjunta do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) e de outras agências federais na cidade, que é um famoso reduto democrata, começou no domingo (26).O número de prisões realizadas pelo ICE no governo do republicano passou dos 2.300.
“O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA, junto com parceiros federais, incluindo o FBI, ATF, DEA, CBP e o Serviço de Delegados dos EUA, iniciou hoje em Chicago operações direcionadas reforçadas para fazer cumprir a lei de imigração dos EUA e preservar a segurança pública e a segurança nacional, mantendo possíveis criminosos estrangeiros perigosos fora de nossas comunidades”, afirmou a agência em comunicado.
O número de imigrantes presos agência chegaram a 2.373, segundo balanço diário compartilhado pelo ICE desde a quinta-feira passada (23).
Brasileiros deportados
Um avião com 88 brasileiros deportados pousou em Manaus na última sexta-feira (24). Os repatriados estavam ilegais nos EUA e foram expulsos pelo governo Trump.
No entanto, o Itamaraty afirmou que cobrará explicações ao governo dos EUA por conta da situação dos brasileiros ao chegarem no Brasil, algemados nas mãos e nos pés. Os brasileiros relataram agressões e humilhações durante o voo.
Brasileiros ilegais que estão nos EUA relataram ao g1 um clima generalizado de aflição e alerta na comunidade brasileira diante das deportações em massa no país.
Fonte: G1