
Rato em aparelho de ultrassom: secretária de Saúde de Ilhéus expõe estado das unidades de saúde
Em entrevista na Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310, no programa Falando Direito, a secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, chamou atenção para o estado crítico em que a gestão passada deixou as unidades de saúde do município. “Em uma delas, encontramos rato dentro de aparelho de ultrassom”, afirmou a secretária.
“Já na época de transição, identificamos, in loco, a precariedade das unidades básicas de saúde. Além de ratos, casas de cupins, tetos caindo, mofo, e equipamentos molhados. Hoje, se fosse para dar alvará de funcionamento, apenas duas unidades receberiam”, afirmou Sonilda.
A secretária destacou que a maioria das unidades está em condições insalubres, tanto aos servidores quanto aos usuários. Mesmo assim, ela elogiou o comprometimento dos profissionais que mantiveram o funcionamento dos serviços, apesar da precariedade.
“Pedimos paciência à população. Estamos há apenas 10 dias úteis na gestão e não vamos esconder os problemas. É importante que todos conheçam a realidade para entender os desafios que estamos enfrentando para melhorar a saúde em Ilhéus”, concluiu.