Na última sexta-feira (22), a atual secretária de Educação da Bahia e pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Adélia Pinheiro, concedeu entrevista à Rádio Bahiana Am 1310, no programa Falando Direito, apresentado pelo radialista Adilson Neves.

Durante a entrevista, Adélia Pinheiro, cidadã ilheense, falou sobre a sua paixão pelo município, sua experiência como gestora e educadora, além de ter destacado importantes projetos e ações realizadas enquanto secretária de Educação da Bahia.

Ao ser questionada sobre o que a levou para colocar o seu nome como pré-candidata a prefeita, Adélia disse que seu amor pelo povo de Ilhéus e pelo município. “Conheço as pessoas, conheço meu município de ponta a ponta, os distritos, suas estruturas e seus modos de viver. […] O que me instiga é o tanto de oportunidades e potencial que o nosso município possui em diversas áreas e não são explorados”, declarou.

Adélia é médica e explicou que sempre se dedicou aos estudos, decidindo por medicina muito nova, quando o acesso ao curso ainda era muito restrito. Garantiu uma vaga na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou e optou por seguir carreira na área acadêmica, quando teve a oportunidade de retornar para Ilhéus como professora de profissionais de saúde, após passar no concurso da UESC, em 1990.

Ainda na Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro atuou como Reitora por dois mandatos, deixando o cargo em 2019 para assumir a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a convite do então governador na época, Rui Costa. “Na UESC eu fiz de tudo, meu aprendizado como gestora e professora aconteceu na UESC, é a minha casa”, declarou Pinheiro.

CONECTAR PARA EDUCAR

A secretária de Educação ressaltou a importância de algumas ações que a sua secretaria tem realizado. Dentre elas, está o programa ” Conectar para Educar”, que tem o intuito de possibilitar a inclusão digital em sala de aula e facilitar a construção de metodologias apropriadas para o contexto tecnológico.

De acordo com Adélia, neste ano já foram entregues 148.804 tablets a estudantes do 2º ano do Ensino Médio de toda Bahia, incluindo Ilhéus, que recebeu os equipamentos no último dia 18. A secretária informou que os tablets já vêm com chips ativados e diversos aplicativos para estudos instalados, sendo de uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sob a orientação dos professores, tendo bloqueios para sites e aplicativos que não sejam pedagógicos.