Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 287 pedras brutas de esmeraldas, na tarde de terça-feira (16). O material foi encontrado durante fiscalização no trecho da BR 242, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.

Segundo a PRF, os agentes abordaram uma caminhonete conduzida por um homem de 43 anos, que não teve nome divulgado. Ele viajava ao lado do pai, que também não foi identificado. Aos policiais, os dois disseram que retornavam de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, com destino ao município de Campo Formoso, no norte da Bahia.

As pedras estavam guardadas em um porta-joias, dentro do porta-luvas do veículo. Eles apresentaram nota fiscal e certificado de origem, entretanto, a quantidade informada no documento era divergente do volume apreendido.

Aos policiais, o motorista informou que é empresário do ramo de pedras ornamentais e disse que as pedras eram sobras de um cascalho comprado no ano passado, que não valia a pena passar pelo processo de lapidação.

As esmeraldas possuem alto valor no mercado internacional e estão entre as gemas mais valiosas do mundo, levando em conta critérios técnicos, como pureza e tamanho da pedra, além da lapidação. O preço médio por quilate (1 quilate corresponde a 200 mg) é de US$ 9.000, segundo o Serviço Geológico do Brasil.