
:: 30/nov/2022 . 18:58
PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS ANUNCIA VALE ALIMENTAÇÃO DOBRADO EM DEZEMBRO
O Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), afirmou nesta quarta (30), que com ao fim do processo licitatório e após verificar a viabilidade financeira, vai pagar o vale-alimentação dobrado em dezembro para os servidores da casa. Prática adotada para valorização dos servidores.
A gestão de Jerbson, presidente do legislativo local, com previsão de encerramento para o próximo mês de dezembro, já se destaca pela transparência, prestação de contas ao TCM, acesso à informação e participação popular pela internet e de forma presencial nas atividades legislativas, características que marcaram o biênio 2021/2022.
Há quase um mês para o encerramento da gestão, a presidência da casa tem mantido os salários dos vereadores, servidores e prestadores de serviço rigorosamente em dia, como também tem inovado no formato das transmissões das sessões, no melhoramento do serviço de som da câmara, além de ter implantado a Câmara itinerante e a implantação do Serviço de Apoio Processo Legislativo (SAPL).
De fato, a ferramenta tecnológica SAPL, desenvolvida pelo ILB/Interlegis, provocou uma sensível melhora na questão da transparência e da publicidade dos atos públicos no legislativo do município. Antes, para qualquer proposta de lei, era preciso fazer uma consulta do material existente no papel. Agora, com um clique no Sistema, qualquer cidadão chega na informação.
Na gestão de Jerbson, também teve a ação Câmara Solidária, onde a Câmara de Vereadores de Ilhéus arrecadou alimentos e roupas para doar às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram em dezembro de 2021. Na ocasião, foram realizadas edições do Shopping Solidário, onde foram distribuídas milhares de peças como roupas, sapatos, cobertores, agasalhos, dentre outros utensílios. Com essa ação, ainda foram distribuídas mais de 20 toneladas de alimentos em locais como Salobrinho, Banco da Vitória e Vila Cachoeira.
EVANGÉLICOS CONDICIONAM APOIO A LIRA A PL QUE ISENTA IGREJA DE IMPOSTO
Deputados da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara se reuniram ontem e discutiram suas condicionalidades para apoiar à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara. Os parlamentares decidiram enviar uma lista de cinco projetos a Lira e querem que ele os priorize nas votações.
Uma das propostas, defendida com ênfase pelo deputado David Soares (União-SP), é a que isenta as igrejas de retenção de imposto de renda nas remessas de recursos para o exterior, onde funcionam suas representações. Soares é filho do pastor R.R. Soares, líder e fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus.
De acordo com informações do Blog do Noblat, a reunião foi comandada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), coordenador da bancada, e que trabalha para ser vice na chapa de Lira, que sinalizou de forma positiva à ideia. A coluna de Igor Gadelha, da Metrópoles, revelou essas tratativas.
“Tem a maior urgência possível esse projeto para nós trabalharmos, pregar o evangelho em paz, sem ser aporrinhado por fiscal da Receita Federal a cada dois ou três dias” – disse o deputado Soares, na reunião de ontem, segundo o blog.
Os outros projetos defendidos pelo grupo a serem entregues a Lira envolvem a volta da discussão sobre o homeschooling – proposta que permite os pais educarem os filhos em casa -, e a votação de três estatutos: do Nascituro, da Família e das Religiões.
- 1