A Bahia possui 64,8% (5.745 km) de rodovias com algum tipo de deficiência no estado geral (classificação regular, ruim ou bom), segundo a 21ª Pesquisa CNT de Rodovias. Por outro lado, apenas 35,2% (3.121 km) tiveram classificação ótimo ou bom. O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 8.866 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 105.814 km analisados.

De acordo com a pesquisa da CNT, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chegou a 23,5% no transporte rodoviário da Bahia. Segundo a Confederação, apenas para as ações emergenciais de reconstrução e restauração das vias (trechos com a superfície do pavimento apresentando trincas em malha, remendos, afundamentos, ondulações, buracos ou estando destruídos), com a implementação de sinalização adequada, estima-se que são necessários R$ 2,40 bilhões. Já para a manutenção dos trechos classificados como desgastados, o custo estimado é de R$ 1,78 bilhão.

Pavimento

No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 45,5% da extensão avaliada na Bahia, enquanto que 54,5% foram considerados ótimo ou bom; 65,4% da extensão pesquisada apresentou a superfície do pavimento desgastada.

Sinalização

Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que houve problemas de sinalização em 71,6% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 28,4%, o estado foi ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, 14,2% apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.

É importante salientar que o estudo foi feito nas estradas estaduais e federais e ele não mostra qual das malhas está em pior situação. Porem deixa claro que o investimento estadual foi maior que federal nas rodovias que cortam a Bahia.