A Secretaria Especial de Cultura (Secult) realizou na última terça-feira (15) um teste geral para verificar as necessidades e correções na estrutura do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) antes da reinauguração do espaço. Na oportunidade foram exibidas duas apresentações de dança, reunindo público estimado em 500 pessoas.

A checagem do sistema elétrico integra os últimos preparativos e visa garantir mais conforto e segurança aos trabalhadores e amantes da arte e da cultura. O TMI passou por reparos que englobam tratamento de fissuras, retirada do reboco danificado, tratamento com oxidante nas armaduras e fechamento com concreto de alta resistência.

As melhorias consistem ainda na reforma da subestação elétrica, substituição de 120 metros de telhado e recuperação da fachada, com pintura, higienização  e dedetização, implantação de ar-condicionado provisório e recuperação do ar-condicionado central.

Conforme Geraldo Magela, titular da Secult, o objetivo é resgatar e conservar os espaços públicos do município, por sua relevância artística, histórica e afetiva e pelo fomento ao turismo.

“A reforma do Teatro Municipal representa mais uma conquista para a cidade e o prefeito Mário Alexandre compreende a importância da preservação desse equipamento, que sem dúvida promove bem-estar e leva cultura e entretenimento aos visitantes e à população local”, ressaltou Magela.

O Teatro Municipal de Ilhéus, originalmente chamado Cine-Teatro Ilhéus, foi construído na década de 30 e nos últimos anos recebeu diversas melhorias em sua estrutura, com vistas à modernização e preservação do ambiente.