Na última semana, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), realizou a promulgação de mais de 24 leis criadas e aprovadas pelos vereadores ilheenses em benefício do município. Entre as Leis, que já estão em vigor, a Lei n. 4.177 e a Lei n. 4.179, ambas de 19 de julho de 2022 e de autoria do vereador Jerbson, tratam da categoria do esporte jiu-jítsu.

A Lei Municipal n. 4.177 institui o programa “Jiu-Jitsu na Escola”, que inclui a modalidade como atividade extracurricular obrigatória na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus. Quando apresentado, o Projeto de Lei foi aprovado com unanimidade pelos parlamentares. Para Jerbson Moraes, o esporte é um meio eficaz e reconhecido de resgate de vidas da criminalidade e iniciação nas drogas. “Quando a criança recebe a oportunidade de viver a arte marcial, com certeza ela se torna um adulto melhor, cognitivamente mais desenvolvido e comportamentalmente adequado aos desafios da vida”, explicou o vereador. “Além disso, no dia a dia, os benefícios da luta, que traz disciplina, evolução física, moral e psicológica, são percebidos e automaticamente agentes de transformação do ambiente escolar e da comunidade em geral”, continuou o parlamentar.

Outro ponto importante destacado pelo edil como benefício do Programa para o município é a economia de gastos hospitalares com uma população fisicamente ativa, além dos ganhos futuros em segurança pública, “visto que estaremos formando uma sociedade mais saudável e honesta por influência da arte marcial”, explicou Moraes. De acordo com a Lei, o profissional só estará capacitado para lecionar Jiu-Jitsu nas escolas se for devidamente graduado e registrado por uma Federação ou Associação oficial e regulamentadora do esporte. O profissional graduado a partir da faixa roxa está habilitado a ser instrutor auxiliar e o profissional graduado na faixa marrom ou preta poderá ser professor.

Além da instituição do programa “Jiu-Jitsu na escola”, Ilhéus agora também possui o Dia do Jiu-Jitsu, no calendário oficial do município. De acordo com a Lei n. 4.179, também de autoria de Jerbson Moraes, a data comemorativa foi estabelecida para 14 de Novembro, em homenagem ao Mestre China, que mudou o cenário desse esporte em Ilhéus.

O mestre Emilio Carlos Da Silva Junior, conhecido como Mestre China, nasceu em 14 de novembro de 1972, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e é considerado por muitas pessoas de descendência asiática, mas é brasileiro nato, tendo descendência direta dos índios. A história de China começou quando a sua insegurança e timidez o levou a fazer aulas de Jiu-Jitsu. Ao iniciar suas primeiras aulas, ele se apaixonou pela arte e decidiu se empenhar, chegou a ter que morar na academia em que trabalhava, dormindo no chão, recebendo o mínimo para pagar uma refeição por dia.

Emílio passou por Portugal, Rondônia e Rio de Janeiro – no Brasil, até que decidiu residir em Ilhéus, onde constituiu família e fez muitos amigos e alunos, atuando como professor de Jiu-Jitsu. O seu primeiro espaço foi no Clube Social de Ilhéus, depois se mudou para Academia Raiz, e por fim, levou o Jiu-Jitsu para Faculdade de Ilhéus iniciando o projeto de Jiu-Jitsu “Lutando para Viver”, com crianças. Ainda no Município de Ilhéus, Mestre China teve também a oportunidade de atuar como professor de defesa pessoal na Policia Federal. Segundo o vereador, China permaneceu na cidade de Ilhéus por 6 anos, de 2008 a 2012, “tempo suficiente para mudar o cenário desse esporte no Município, além de se tornar um grade exemplo para todos que tiveram a oportunidade de ter o Jiu-Jitsu ensinado por ele”, declarou.