Lançamento Do Memorial Engenho De Santana

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Ilhéus e a Maramata, em parceria com o Governo da Bahia, Sebrae, Agência Oikos, Instituto Bahia do Pontal (IBP-I), Faculdade Madre Thaís e a comunidade, promoveram no domingo (21) o Festival do Rio de Engenho, que reúne arte, cultura e gastronomia em um dos destinos turísticos mais visitados da cidade. O prefeito Mário Alexandre marcou presença no lançamento do Memorial Engenho de Santana, importante espaço voltado à reafirmação da luta e resistência negra.

“Colocar o Rio do Engenho dentro da rota turística, histórica e cultural é uma das nossas grandes conquistas. A minha maior alegria é ver o povo alegre, porque aqui a gente gera renda, emprego e desenvolve a economia. Também consolidamos o apoio do governo do Estado, Sebrae e diversos parceiros, para avaliar os patrimônios locais e capacitar a nossa comunidade. Quero agradecer a Deus, à nossa equipe e ao governador Rui Costa. Isso tudo é resultado de união e força. Vamos continuar trabalhando para fortalecer essa parceria”, destacou Mário Alexandre.

O espaço destinado ao festival contou com exposição de artesanato local, comidas típicas, dança e arte, além de apresentações culturais, com o Bloco Afro Dilazenze. Para João Carlos Oliveira, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), as ações são fundamentais para incentivar e resgatar a cultura popular.

“Essa é uma importante articulação entre o prefeito Mário Alexandre, sua equipe e o Governo do Estado da Bahia no sentido de apresentar uma agenda de debate do sistema de cultura na relação Estado e Município. Visitamos diversos monumentos, como sedes de fazendas, igrejas e distritos. A gente parabeniza a Prefeitura de Ilhéus pela iniciativa. Vamos pensar em políticas que possam agregar ainda mais valor ao conjunto”, afirmou.

A secretária Soane Galvão, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, frisou a articulação entre os entes para a promoção do Rio de Engenho como destino turístico na região sul. “O espaço oferece cultura, gastronomia e turismo, além de promover o desenvolvimento social da comunidade, com a comercialização dos produtos locais. Agradecemos aos parceiros envolvidos nessa excelente iniciativa. Convido a todos para visitar e conhecer as belezas naturais, a cultura e história do Rio do Engenho”.

O lançamento e a visita ao Memorial Engenho de Santana contou com as presenças do vice-prefeito Bebeto Galvão, do secretário especial de Cultura, Geraldo Magela, representantes do governo municipal, do Sebrae, da Faculdade Madre Thaís, através do curso de Gastronomia, da Agência Oikos, do Instituto Bahia do Pontal (IBP-I) e de vereadores. Na localidade está situada a Capela Nossa Senhora Sant’Ana, a segunda igreja rural mais antiga do Brasil, tendo sido construída no século XVII. Em 1984, o Santuário foi tombado pelo IPAC.