Em discurso proferido ontem (13), no grande expediente da sessão ordinária da Câmara, o presidente da Casa Legislativa, vereador Jerbson Moraes (PSD) reconheceu o empenho e a determinação do prefeito Mário Alexandre no combate à pandemia e disse ter a mesma convicção da população de Ilhéus, de que o município posiciona-se como referência e competência na gestão da Covid-19 no interior da Bahia.

“Falo isso publicamente em um momento em que a Prefeitura precisa continuar este trabalho por que o vírus está aí, oferecendo riscos e ainda matando de forma assustadora”, destacou o presidente da Câmara. “Mas não há como deixar de reconhecer que o prefeito, que é médico, teve o bom senso, seguiu ao lado da ciência e salvou e vem salvando muitas vidas de Ilhéus e de cidades circunvizinhas”, afirmou.

Menos recursos

De acordo com os números apresentados por Jerbson Moraes, Ilhéus (R$ 21.288.269,77) recebeu até aqui quase 20 milhões de reais a menos que Itabuna (R$ 39.600, 348, 24) para o combate à pandemia, mas terminou sendo mais eficiente, montando o primeiro Hospital de Campanha do interior em tempo recorde, aumentando regularmente o número de leitos clínicos e de UTI para atendimento aos doentes, criando um Comitê de Gestão de Crise que serviu de modelo para outras prefeituras de cidades do mesmo porte, flexibilizando medidas e até montando um Centro de Acolhimento a pacientes.

“A Câmara também teve um papel fundamental nesta fase da pandemia aprovando leis que facilitaram a gestão do prefeito”, destacou. Além da parceria com o parlamento municipal, Jerbson Moraes elogiou a articulação política feita por Mário Alexandre junto ao governo do estado para que fosse reconhecida a importância estratégica da cidade e a sua capacidade técnica de ser referência no combate à pandemia. “Meu discurso neste momento tem uma importância muito grande. As pessoas estão predispostas a ressaltarem os erros dos gestores. É preciso, também, que os acertos comprovadamente reconhecidos pela sociedade, sejam ressaltados da mesma forma”, completou.