Secretário Márcio Cunha esclareceu dúvidas sobre tributos e finanças de Ilhéus.

Durante a edição dessa terça-feira o Secretário da Fazenda de Ilhéus, Márcio Cunha, concedeu entrevista ao Programa na Boca do Povo, comandado pelo radialista Adilson Neves. Na oportunidade o gestor da pasta, esclareceu dúvidas sobre os tributos e finanças do município.

De acordo com Márcio, historicamente Ilhéus teve complicações no setor financeiro, contudo com os esforços do prefeito Mario Alexandre, as questões vêm sendo resolvidas.

Segundo o secretário, o município de Ilhéus possui um dos maiores precatórios do país, que ocasiona bloqueios e dificuldades nos repasses. No entanto, o município desenvolveu medidas para que as contas e servidores sejam devidamente pagos.

Ao ser questionado sobre o custo da folha de pagamentos no município, Márcio explicou que algumas secretárias possuem gestão plena, como a secretária da saúde, educação e administração, que juntas possuem uma folha de cerca de 12 milhões de reais.

Esclarecendo dúvidas sobre o destino do IPTU pago pelos munícipes, o Secretário explicou que a arrecadação é destinada para a prestação de serviços para a própria população, como calçamentos, limpeza pública, pagamento de fornecedores e serviços.

“ISS, IPTU, ITVI, que denominamos de arrecadação própria, são destinadas para esses fornecedores e pagamentos de serviços” finalizou o Secretário da Fazenda, que informou aos ouvintes da AM1310, que atualmente Ilhéus possui cerca de 35 a 40 mil imóveis que pagam IPTU, ainda assim, em um balanço de dados junto a Coelba e Embasa o município possui cerca de 90 mil imóveis cadastrados. Ou seja, existe um deficit significante diante dos imóveis cadastrados de modo geral, e aqueles que estão cadastrados no IPTU.

Márcio ainda informou que exite o plano do governo, de efetuar um recadastramento dos imoveis do município, que será efetuado por uma empresa espacializada.

REFIS PRORROGADO.

Para aqueles que possuem imóveis cadastrados e estão em débito, o secretário informou que o REFIS foi prorrogado por mais 90 dias. REFIS que é um método de renegociação de dívidas do IPTU e/ou outros tributos. Assim o cidadão deve comparecer ao setor de tributos do município e realizar o pagamento a vista com desconto ou parcelar. As multas e descontos podem ter até 100% de desconto.