Samylla Menezes

O Hospital Costa do Cacau , promoveu na última sexta-feira (23),aos seus profissionais e coordenadores de diversas áreas  um minicurso sobre comunicação eficaz e gestão dos conflitos,conduzido por Samylla Menezes, advogada, mediadora, coaching e consultora.

Com objetivo de sistematizar uma ferramenta facilitadora e melhorar a comunicação entre os setores do Hospital, a capacitação possibilita que líderes e integrantes de equipes da unidade hospitalar possam propor e estabelecer estratégias, a partir de suas percepções, que tragam melhorias do fluxo de comunicação e da gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

Com as ferramentas apresentadas de entendimento desses conflitos e como fragmentá-los, o profissional capacitado passar a entender melhor processo e propor soluções, com maior resolutividade.

De acordo com a enfermeira Bianca Nascimento, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do HRCC, o evento surgiu diante a observação de falhas de comunicação entre setores, que podem ser resolvidos por meio de técnicas de melhoria do fluxo de informações, evitando situações e ruídos desnecessários. “Quando indicamos essa atividade, muitos colegas perceberam essa dificuldade no dia a dia e se sentiram incluídos na situação, aceitando bem a proposta do minicurso”, disse.

A enfermeira ressaltou a importância de se comunicar de maneira não violenta com as outras pessoas e conseguir estabelecer relações de confiança e parceria intersetorial no HRCC. “É importante respeitar quem está falando, aprender ouvir, às vezes, uma sobrecarga de trabalho pode afetar o profissional que está à frente do setor. Então, é necessário estabelecer uma conexão pacífica e eficaz, capaz de melhorar nosso fluxo de comunicação e a ambiência das equipes, isso resulta na melhoria do relacionamento entre os profissionais e reflete positivamente no atendimento aos pacientes”, destacou.