O combate aos incêndios na região foi iniciado pelos bombeiros militares no último dia 6 de outubro

Após sobrevoo realizado no final da tarde desta segunda-feira (12), não foi identificado nenhum foco de incêndio na área atingida e que vinha sendo monitorada. Levando ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia decretar a extinção dos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Segundo o comandante da operação, capitão Murilo Rocha, o prazo inicial de 72 horas para decretação do encerramento das atividades foi antecipado devido à conjunção de fatores, incluindo a chuva que caiu na região na última noite e madrugada deste feriado.

“Já no primeiro monitoramento que realizamos hoje, foi possível constatar que toda a extensão atingida pelo incêndio está completamente encharcada e os rios estão bastante cheios. Em alguns pontos os rios transbordaram e isso demonstra que houve uma grande precipitação pluviométrica. Pelo grande acúmulo de água, podemos garantir que o incêndio está extinto”, afirmou o Capitão.

O combate aos incêndios na região foi iniciado pelos bombeiros militares no último dia 6 de outubro e desde então, o Governo do Estado viabilizou o envio de seis aviões air track e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar para auxiliar na contenção das chamas. O trabalho contou com o empenho de 37 bombeiros militares e mais de 200 brigadistas ligados a órgãos ambientais e voluntários.

Com o fim dos incêndios na região, os bombeiros, brigadistas e demais órgãos encerram todas as atividades na base montada em Mucugê na manhã de terça-feira,13.