As Bibliotecas Públicas da Bahia retomam suas atividades hoje, segunda-feira, 5, com horário reduzido das 10 às 16h, de segunda a sábado.

A reabertura vai seguir as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Municipal de Salvador (SMS), após as atividades serem suspensas desde março. Com isso, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) desenvolveu um documento com recomendações técnicas de prevenção a Covid-19.

As Bibliotecas Públicas, unidades da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), vão atender alguns requisitos para atender as novas exigências sanitárias como treinar os funcionários para os novos protocolos de segurança, orientando os visitantes que façam o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel 70%, ao ingressar nas dependências das Bibliotecas.

“Os funcionários além de usar as máscaras durante todo o expediente, devem utilizar luvas descartáveis quando necessário e não compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, lápis e copos”, afirma a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carmen Azevedo.

As unidades redistribuíram o mobiliário, visando cumprir o distanciamento físico adequado de dois metros de distância entre os usuários durante o atendimento, além de manter a constante higienização dos espaços, as bibliotecas vão separar uma estante para recebimento dos livros devolvidos para higienização. Estes livros ficarão indisponível para empréstimo durante14 dias.

A verificação da disponibilidade do acervo, assim como a renovação dos livros ainda pode ser realizada através do Sistema Pergamum. Para o agendamento, é necessário entrar em contato, por telefone, com a unidade de preferência e solicitar o serviço.

As atividades culturais desenvolvidas online permanecem. No entanto, estão suspensas as atividades culturais presenciais desenvolvidas por todas as unidades, visitas guiadas, atividades em espaços de interação e convivência e a circulação de leitores nos espaços que possuem acervos abertos.