:: ‘Geral’
NÚMERO DE CANDIDATAS EM ELEIÇÕES GERAIS É O MAIOR EM DUAS DÉCADAS

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao menos desde 2002, as eleições gerais não registram uma participação feminina tão expressiva, seja em números absolutos, com 9.239 candidatas, ou em proporção do total, com 33,81% das candidaturas aptas sendo de mulheres.

Os dados, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levam em consideração somente as candidaturas aptas, ou seja, aquelas que atenderam a todos os critérios legais e formais e foram deferidas pela Justiça Eleitoral.
Em 2018, por exemplo, quando já valia a imposição aos partidos de que ao menos 30% de candidaturas femininas, as mulheres representaram 31% (8.075) dos candidatos aptos a receber votos. Em 2014, essa proporção foi de 28,81% (6.331).
Neste ano há também um recorde de candidatas que se declararam negras. São 1.706 que tiveram o registro deferidos, 18,47% de todas as candidaturas femininas. Em 2018 esse número era de 1.086, e de 647 em 2014.
O mesmo ocorre com as que se declararam indígenas, que são 77 neste ano, acima dos 48 de 2018 e de apenas 25 em 2014.
No total, as Eleições 2022 têm 27.329 candidaturas aptas, que disputam cargos para presidente, governador, deputado federal e deputado estadual.
FEIRA DAS NAÇÕES TEM INÍCIO NESTA SEXTA-FEIRA (23);EVENTO ACONTECE NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Iniciativa que busca promover diversidade cultural e paz entre os povos, a Feira das Nações retorna a Ilhéus nesta sexta-feira (23), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. A ação é promovida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, com apoio da Prefeitura. Aberto a todos os públicos, o evento tem início nesta sexta, às 18h, com diversas atividades e apresentações musicais.
No sábado (24), a programação começa às 8h, com ministração da Palavra, testemunhos, louvor e adoração. O local possui uma completa infraestrutura para abrigar dezenas de stands temáticos, de gastronomia das nações, de roupas típicas e do artesanato produzido no Brasil e em mais de 20 países.
O público terá a oportunidade de conhecer as dificuldades enfrentadas no campo missionário e conhecer o avanço do cristianismo mundial. Conforme os organizadores, no período da tarde, a partir das 16h, os participantes farão uma maravilhosa caminhada, anunciando Cristo a todos.
Desfiles dos povos, apresentações teatrais e de bandas musicais também integram o leque de atrações. O encerramento está previsto para o sábado (24), às 22h, com uma grande cruzada.
O evento também conta com apoio do Governo do Estado, Igreja Batista Missionária de Ilhéus (IBMI) e igrejas coirmãs de campo das Assembleias de Deus da região.
GOVERNO DA BAHIA ANUNCIA QUE PROFESSORES VÃO RECEBER PAGAMENTO DE PRECATÓRIO DO FUNDEF ATÉ FINAL DE SETEMBRO

O Governo da Bahia publicou, nesta sexta-feira (23), em edição suplementar do Diário Oficial (DOE), o decreto que regulamenta o pagamento do precatório judicial do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef).
Segundo o órgão, até 30 de setembro, profissionais do magistério vão receber 90% do total a que têm direito. Os valores correspondentes aos 10% restantes serão pagos em até 90 dias.
De acordo com o governo, nos próximos dias, as secretarias estaduais da Administração (Saeb) e Educação (Sec) vão publicar no DOE a lista com a relação dos profissionais que têm direito aos valores do precatório. O documento vai indicar os servidores ativos e inativos que já integram a folha de pagamento do Estado, e a relação daqueles que estão habilitados a receber os valores do precatório, mas não integram a folha de pagamento.
O governo informou que os servidores da lista que constarem na folha de pagamento vão receber, até o final deste mês, o pagamento de 90% do valor total do precatório. Já os que não estiverem na folha de pagamento deverão realizar, no prazo de 30 dias a partir da publicação da lista no Diário, atendimento na Rede SAC, na capital ou no interior, para fazer o recadastramento e apresentar dados pessoais e bancários para viabilizar o recebimento do crédito.
Aqueles profissionais que têm direito aos valores do precatório e que, não possuam nome na lista publicada terão também o prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para solicitar a inclusão na relação de profissionais habilitados.
Estes profissionais também podem encaminhar requerimentos no prazo de 30 dias, com o pedido de alteração da jornada de trabalho ou do período de efetivo exercício indicados na lista publicada.
Logo após o término do prazo de apresentação dos requerimentos, será realizado, no prazo de até 60 dias, o julgamento deles. Em seguida, uma lista atualizada com o resultado dos julgamentos será publicada no Diário Oficial, assim como será efetuado o pagamento do valor residual do precatório (10% restantes).
VEREADOR GURITA SOLICITA REFORMA DO GINÁSIO DE ESPORTES DA CONQUISTA

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou o requerimento de Nº 510 de autoria do vereador Alzimário Belmonte – Gurita (PSD), onde solicita ao Poder Executivo a revitalização na estrutura do Ginásio de Esporte, localizado no bairro Conquista. A solicitação foi encaminhada ao prefeito Mário Alexandre (PSD).
Segundo Gurita, o ginásio é o coração do esporte ilheense, um importante instrumento social, onde são desenvolvidas práticas esportivas e campeonatos amadores de várias modalidades. O edil ainda ressaltou que “a prática esportiva é como instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social”, enfatizou o parlamentar.
ILHÉUS TEM ALTERAÇÃO EM LOCAIS DE VOTAÇÃO; CONFIRA OS PONTOS

As eleições se aproximam e devem levar milhares de ilheenses a exercer o direito do voto. Neste ano, os eleitores podem votar nos candidatos para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Em Ilhéus, serão disponibilizados 60 locais para votação.
Alterações – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou de modo unificado, as mudanças nos endereços de seções eleitorais e locais de votação para as Eleições 2022. Os eleitores que votavam no Grupo Escolar do Ceará agora deverão votar no Colégio Fênix. O Grupo Escolar do Basílio, Faculdade Madre Thaís e Colégio Joana D’Arc votam no Escola Municipal Heitor Dias.
Os eleitores que votavam no Centro Social Urbano passam a votar no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. É importante que o eleitor consulte previamente seu local de votação, a fim de evitar transtornos.
O eleitor também pode consultar os dados eleitorais, incluindo o novo local de votação e seção, no site do TRE-BA, baixando o aplicativo e-Título ou ligando para o número (73) 3634-5222.
O mapeamento abaixo foi produzido por José Nazal, fotógrafo, memorialista e autor do livro “Minha Ilhéus – Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”.
Confira os locais e seções. Clique aqui.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO SEGUE ATÉ 30 DE SETEMBRO

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro. A ação visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
O serviço segue disponível nos postos de saúde, conforme horário de funcionamento das salas de imunização, com exceção da Unidade Básica de Saúde de Olivença e da Estratégia Saúde da Família do Ilhéus II.
A prorrogação tem como finalidade assegurar a ampliação das coberturas vacinais e aumentar a adesão da população à vacinação, evitando a reintrodução do vírus da poliomielite no Brasil, doença considerada extinta no país desde 1994.
Paralelo à campanha contra a Pólio, a Sesau também tem intensificado o apelo aos pais e responsáveis para a atualização das demais imunizantes disponíveis no calendário nacional de vacinação. O menor deve comparecer aos postos de saúde mencionados, com os pais ou responsáveis, e apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e RG ou certidão de nascimento.
“A campanha é uma oportunidade para que todos possam atualizar a situação vacinal e manter a proteção contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, explica André Cezário, titular da Sesau.
Serviço
Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação
Público-alvo: Crianças menores de 5 anos (Pólio) e adolescentes menores de 15 anos (Multivacinação)
Data: até 30 de setembro
Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa
ELEITORES JÁ PODEM CONSULTAR LOCAIS DE VOTAÇÃO; TRE-BA ALERTA SOBRE MUDANÇAS

Os locais de votação das eleições de 2022 já foram liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O órgão reforça que os eleitores consultem locais de votação por conta de possíveis mudanças, por diversos fatores, como por exemplo, uma escola fechada para reforma.
Os eleitores baianos podem consultar as informações através do aplicativo e-Título, pelo site do TRE-BA ou pelo Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível no Whatsapp pelo número (71) 3373-7000.
De acordo com o TRE-BA, no estado diversas zonas eleitorais já informaram algum tipo de alteração em local de votação ou em seções. Por isso, é importante checar o local correto antes do dia 2 de outubro, data marcada para o primeiro turno.
Consulta através do e-Título
O e-Título é a versão digital do título de eleitor. Disponível de forma gratuita, a ferramenta pode ser baixada em iphones e smartphones, nas lojas virtuais App Store e Google Play. Além da informação sobre local de votação e seção eleitoral, o aplicativo conta ainda com geolocalização.
Consulta através do Whatsapp
O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) funciona através do Whatsapp. Basta adicionar o (71) 3373-7000 entre seus contatos e iniciar a conversa com o Chatbot Maia. Para informações sobre o local de votação, digite a opção 4. Se não souber o número do título eleitoral, é possível prosseguir informando outros dados.
Além do atendimento por aplicativo de mensagens, é possível ainda buscar pela central telefônica do NAVE, disponível pelo mesmo número, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
OTTO ALENCAR DISPARA E TEM 41% DAS INTENÇÕES DE VOTO PARA O SENADO NA BAHIA

O levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (21), e encomendado pelo Grupo Metrópole, revela os índices de intenção de voto para o cargo de senador pela Bahia. A pesquisa é a terceira do instituto divulgada para a corrida eleitoral da Bahia em 2022.
O candidato do PSD, Otto Alencar, lidera a disputa com 41% das intenções de voto. Ele tinha 39% na rodada anterior, mas como o segundo colocado também cresceu, a vantagem caiu um ponto e voltou a ser de 22 pontos. Na primeira rodada Otto tinha 32%. Em segundo lugar aparece Cacá Leão (PP) que tem 19%. Na semana passada, ele tinha 16% e antes 10%. Já Raissa Soares aparece em terceiro com 7%. Um a menos que na semana passada, mas mesmo número do primeiro levantamento.
Foram realizadas 1.526 entrevistas em 82 munícipios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral como os códigos: BA-07738/2022 e BR-09822/2022.
Resposta estimulada de intenções de voto para o Senado
- Otto Alencar (PSD) – 41%
- Cacá Leão (PP) – 19%
- Raissa Soares (PL) – 7%
- Tâmara Azevedo (PSOL) – 3%
- Marcelo Barreto (PMN) – 3%
- Cícero Araújo (PCO) – 3%
- Brancos e nulos são – 13%
- Não sabe – 12%
PREFEITURA DE ILHÉUS E MARINHA MONITORAM FRAGMENTOS DE ÓLEO ENCONTRADOS NA PRAIA DA PONTA DO RAMO

A Prefeitura de Ilhéus iniciou na última segunda-feira (19) o monitoramento de fragmentos de óleo encontrados em trecho da Praia da Ponta do Ramo, na Zona Norte da cidade. O produto químico, recolhido com suporte das equipes da Marinha do Brasil, será enviado para inspeção técnica no laboratório da instituição, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A ação é realizada pelas secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços Urbanos (Secsurb).
“Acionamos a Marinha para realizar a vistoria da área, com o intuito de verificar a extensão do trecho afetado e definir os procedimentos necessários para coleta e encaminhamento do material. São fragmentos que já estão, em sua maioria, solidificados e misturados com areia. Vamos averiguar se essas manchas são provenientes de algum derramamento recente ou se têm ligação com o derramamento de 2019”, explicou Diego Messias, secretário de Meio Ambiente.
O titular da Secsurb, João Aquino, também acompanhou o recolhimento do resíduo. Segundo ele, moradores do bairro São Domingos relataram o aparecimento de fragmentos de óleo. “As nossas equipes seguem monitorando a situação e realizando o trabalho de limpeza nos pontos atingidos”, acrescentou.
A partir das análises de amostras de resíduos de óleo, o Município informará a proveniência do material. “Há mais de uma semana identificamos as manchas e através do nosso grupo informamos o caso”, disse a moradora Rosângela Stucheli.
“A ONDA DA VITÓRIA AVANÇA NA BAHIA”, DIZ OTTO ALENCAR

O candidato à reeleição senador Otto Alencar (PSD), mostrou o crescimento da popularidade do seu time há 10 dias para o primeiro turno das eleições 2022. Em comício na noite desta quarta-feira (21) em Conceição da Feira, ao lado do candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues (PT), e do governador Rui Costa. “Não temos a menor sombra de dúvida que a onda da vitória desse time avança na Bahia, repetindo o mesmo fenômeno que vimos em 2014, quando me elegi para o Senado e Rui Costa para o governo”, declarou.
Uma prova, segundo o senador, foi que o público presente ao comício teve que se dividir entre a frente e o fundo do palanque: “Em toda a minha vida pública eu já participei de muitos comícios e nunca vi uma coisa dessa, a gente ter que falar para quem está na vanguarda e na retaguarda do palanque, de tanta gente que tem. E isso é um sinal da vitória”.
Com informações do Política Livre









