WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque2’

Presidente da Câmara e Vereador Jerbinho buscam melhorias para Ilhéus junto à PRF

Na última quinta-feira, 02, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão (PDT), e o vereador Jerbson Moraes – Jerbinho (PSD), estiveram na Sede da Polícia Rodoviaria Federal da Bahia, em Salvador, em busca de melhorias para o município de Ilhéus.

Os vereadores reuniram com a Inspetora Janaína e outros agentes da Polícia Rodoviaria Federal, onde levaram demandas de interesse de Ilhéus, como a doação de armamento para a guarnição do município e a possibilidade de um convênio entre as Instituições, para que sejam realizadas doações de Viaturas.

A capacitação dos agentes da Sutram e da guarda municipal também foi pauta da reunião. Os edis debateram sobre a possibilidade de realizarem uma Cooperação técnica entre as Instituições para treinamentos e cursos de capacitação dos servidores municipais em questão. Além de permitirem o acesso às imagens de mais de 200 câmeras que serão instaladas para monitoramento, devido ao TAC feito entre o Ministério Público Federal e Inema, em razão do Porto Sul.

Prefeito Augusto Castro anuncia projetos e investimentos para Itabuna ao prestigiar abertura do ano Legislativo

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou na última terça-feira , dia 1º, na Câmara Municipal de Vereadores a carteira de projetos, investimentos e obras estruturantes que a Prefeitura pretende executar no exercício de 2023 com recursos próprios e em parceria com os governos estadual e federal. O Chefe do Executivo prestigiou a abertura dos trabalhos legislativos, com a instalação do período ordinário de sessões.

Ao discorrer sobre as ações desenvolvidas nos últimos dois anos, Augusto relatou a conquista de certidão negativa do INSS com o equacionamento da dívida relativa a encargos sociais junto à União que foi parcelada e está sendo paga em dia. “A cidade ficou mais de 20 anos sem investimentos, crédito e financiamento para avançar nas obras estruturantes. Pegamos a cidade com dívidas de R$ 500 milhões com a Receita Federal que vinha desde 2000”, informou.

Além disso, foram nove anos sem certidões negativas do INSS. Conseguimos, fruto de ação do nosso governo. Pegamos mudança de regime jurídico do servidor de estatutário para celetista que gerou dívida de R$ 110 milhões, mas dentro de 30 dias teremos a certidão negativa para destravar os investimentos que trabalhamos ao longo dos dois anos de mandato. Atualmente, há apenas uma pendência, um apontamento com o Governo Federal”, assinalou.

Segundo o prefeito, com o cadastro limpo a Prefeitura vai deslanchar os projetos e investimentos para uma cidade com futuro melhor. Citou a ligação que recebeu do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos, Marcus Cavalcanti, cobrando informações sobre obras federais paralisadas na cidade. “Tudo em Itabuna é urgente pela falta de planejamento no passado. Hoje temos uma Prefeitura focada em pequenas e médias ações e grandes projetos”, disse.

“A Prefeitura tem que manter suas obrigações em dia, cuidar de tudo e atrair investimentos depois do fechamento das plantas industriais da Kildare e Nestlé. A cidade vive do comércio e de serviços, mas já há um contingente de pessoas desempregadas. Não temos grandes indústrias e a dependência da Prefeitura na geração de empregos é muito grande”, falou. :: LEIA MAIS »

Sutram informa esquema especial no trânsito para Bahia X Barcelona nesta quarta-feira (1º)

A Prefeitura de Ilhéus informa o esquema especial de trânsito para o jogo entre Barcelona X Bahia, que acontece nesta quarta-feira (1º), às 21h30, no Estádio Mário Pessoa. Diante da grande expectativa de público para a partida, a Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) montou uma operação especial, a fim de que os torcedores possam chegar ao estádio com segurança.

Esquema

Será realizada interdição de veículos pela Rua 14 de Agosto até a Rua Manoel Dória. O trânsito também será interditado na Praça Dr. Euler Ázaro. O bloqueio também acontece na Avenida Osvaldo Cruz, sendo desviado para a Avenida Vereador Marcus Paiva e Avenida Soares Lopes.

Segundo a Sutram, o objetivo é evitar qualquer tipo de acidente e transtorno nas vias.

Carnaval deve movimentar R$ 8,1 bilhões em todo o país

O carnaval deste ano deverá movimentar R$ 8,18 bilhões em receitas, um resultado 26,9% acima do obtido no ano passado. A estimativa foi divulgada hoje (25) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, o setor de turismo vem se recuperando nesse ritmo nos últimos meses, nas comparações anuais. No setor de serviços, especialmente no turismo, por conta da demanda reprimida, a questão da retomada da circulação tem sido forte nesses comparativos anuais. “E isso deve acontecer no carnaval deste ano”, disse Bentes, em entrevista à Agência Brasil.

O carnaval é a data comemorativa mais importante do turismo. “Até quem não gosta de carnaval acaba gastando dinheiro em viagens para o interior, para fora do Brasil”, destacou o economista. Mesmo com o fim das restrições de circulação de pessoas, adotadas no período mais crítico da pandemia de covid-19, o volume de receitas no carnaval de 2023 deve ficar 3,3% abaixo do registrado em 2020, quando o turismo faturou R$ 8,47 bilhões. “É uma evolução que só não igualou o carnaval de 2020 [período anterior à pandemia] porque as condições econômicas pioraram entre o carnaval de 2022 e o de 2023”.

Com informações da Agência Brasil

Inteligência militar não alertou sobre tentativa de golpe, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao canal de notícias Globonews, que houve uma falha dos serviços de inteligência do governo que não alertaram sobre os atos golpistas em Brasília no dia 8 de janeiro. 

“Aqui nós temos inteligência do Exército, nós temos inteligência do GSI [Gabinete de Seguraça Institucional], nós temos inteligência da Marinha, nós temos inteligência da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso”, afirmou. A entrevista exclusiva, primeira do tipo desde que Lula assumiu seu terceiro mandato, foi veiculada nesta quarta-feira (18).

“Se eu soubesse, na sexta-feira (6), que viriam 8 mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu não teria. Eu saí porque estava tudo muito tranquilo, até porque a gente estava vivendo ainda a alegria da posse”, acrescentou.

Governo determina prioridade nas investigações sobre duplo homicídio de jovens indígenas em Itabela

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, convocou uma reunião com secretários e gestores, nesta quarta-feira (18), para alinhar as ações do Governo do Estado na investigação dos homicídios de dois jovens indígenas na cidade de Itabela, e sobre as providências adotadas para o controle dos conflitos na região.

As vítimas, identificadas como Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 estavam em uma motocicleta, sem placa, quando foram atingidas por disparos de arma de fogo.

Participaram do encontro, o vice-governador, Geraldo Júnior, e os secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner, das Relações Institucionais, Luiz Caetano, da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Também estiveram presentes, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.

A Polícia Civil intensificou as ações de investigação para elucidar as mortes dos dois indígenas pataxós assassinados a tiros na noite de terça-feira (17), na BR-101, em trecho da cidade de Itabela.

:: LEIA MAIS »

Ministro do TSE dá 3 dias para Bolsonaro explicar minuta de decreto

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, abriu ontem (16) prazo de três dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma minuta de decreto encontrada na casa de seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O texto previa uma intervenção militar na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gonçalves atendeu a pedido do PDT, e incluiu o documento entre os elementos de prova de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que tem Bolsonaro como alvo. O processo trata do possível abuso de poder político pelo ex-presidente durante a campanha eleitoral.

A motivação original para o processo foi uma reunião com embaixadores em que o ex-presidente apresentou informações inverídicas ou incompletas sobre o processo eleitoral brasileiro, quando ainda era mandatário. O PDT argumentou que a minuta prevendo intervenção sobre a Justiça Eleitoral tem relação com o caso, por reforçar a narrativa de que Bolsonaro pretendia tomar o poder pela força, caso perdesse as eleições.

A legenda escreveu que a minuta de decreto é um “embrião gestado com pretensão a golpe de Estado”, sendo apto a “densificar os argumentos que evidenciam a ocorrência de abuso de poder político tendente promover descrédito a esta Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral, com vistas a alterar o resultado do pleito”.

Benedito Gonçalves concordou com os argumentos e disse haver “inequívoca correlação entre os fatos e documentos novos”. Tais elementos de prova vêm se somar à narrativa de que Bolsonaro buscou manter viva em sua base a ideia de fraude e intervenção sobre o resultado eleitoral, avaliou o ministro.

A minuta encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres prevê a decretação de Estado de Defesa, com a intervenção das Forças Armadas sobre a sede do TSE, em Brasília. Pelo texto, a ser assinado por Bolsonaro, seria criada uma junta eleitoral para garantir a lisura do processo eleitoral. Esse tipo de intervenção de um Poder sobre outro não está prevista na Constituição.

Em sua defesa, Torres disse que o documento foi vazado “fora de contexto”, e que a minuta se encontrava em uma pilha de papéis para descarte. O decreto foi encontrado em uma busca e apreensão na residência dele, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Torres, que é também ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, está preso em um batalhão da Polícia Militar do DF também por ordem de Moraes. Ele é investigado por suposta omissão e conivência com os atos golpistas de 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do próprio Supremo.

 

IBGE disponibiliza Disque-Censo 137 para quem ainda não foi recenseado em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus informa que os moradores que ainda não responderam ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo, no número 137, e agendar a entrevista com o recenseador. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, incluindo feriados, das 8h às 21h30, até o final deste mês.

Conforme os dados divulgados previamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados do Censo Demográfico 2022, Ilhéus chegou a 197.163 habitantes, contudo, estima-se que esse número seja maior do que o apresentado.

O Disque-Censo 137 é mais uma ferramenta para garantir a total cobertura censitária da população do município, além de assegurar ao cidadão o exercício da cidadania.

Como funciona o serviço?

As ligações são recebidas por uma central de atendimento específica para o serviço, onde trabalha uma equipe de agentes censitários de pesquisa por telefone. Ao receber a ligação, o/a atendente pede que quem ligou se certifique de que ninguém que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um/a morador/a forneça as informações por todos.

Depois solicita o endereço para verificação. Se o domicílio tiver sido recenseado, o atendimento é encerrado. Caso contrário, o/a atendente informará que um/a recenseador/a irá presencialmente ao endereço fornecido, realizar o recenseamento.

Durante a coleta, os recenseadores e supervisores estarão uniformizados com colete e boné e poderão ser identificados através do crachá e QR Code. No site (https://respondendo.ibge.gov.br/) é possível verificar a identidade do entrevistador.

Todas as informações prestadas ao estudo demográfico são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. Para mais informações só acessar o site oficial. Clique aqui.

PUXADA DO MASTRO ABRE OFICIALMENTE CALENDÁRIO CULTURAL E TURÍSTICO DE ILHÉUS

“Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão. Vamos puxar este mastro que é de São Sebastião”. Entoando esses versos, centenas de pessoas realizaram o tradicional cortejo da Puxada do Mastro no último domingo (8), em Olivença. O evento marca o calendário turístico de Ilhéus e teve início na Mata de Ipanema, com rituais indígenas, replantio de árvores e confraternização dos machadeiros, que junto aos nativos e visitantes levaram o tronco até a Praça Cláudio Magalhães, passando pelas praias do Sirihyba e Cai n’Água.

Unidos à multidão, o prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão destacaram a importância de fortalecer os vínculos identitários, por meio do resgate de diversas manifestações artísticas e culturais. Também marcaram presença o prefeito e vice-prefeito da cidade de Ibicuí, Marcos Galvão e Salomão Cerqueira, respectivamente.

“Mantemos viva a tradição em homenagem a São Sebastião, uma festa que faz parte da reconstrução da nossa cidade. Mesmo após um período de dificuldade, conseguimos promover três dias de evento. Então, meu sentimento é de dever cumprido. Agradeço aos machadeiros e ao povo pelo carinho”, ressaltou Mário Alexandre.

Realizada pela Prefeitura e pela Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), a Puxada do Mastro une comunidade religiosa e indígena para celebrar o mártir e padroeiro da catedral diocesana. Geralmente, os festejos acontecem no segundo domingo do mês de janeiro ou juntamente com a Folia de Reis. O ritual de escolha das árvores, que serão transformadas em mastro e mastaréu, é feito na semana anterior ao evento.

puxada do mastro; olivença

Para Bebeto, o resgate da cultura é essencial, visto que a Bahia possui muitas tradições. “Uma das mais importantes festas da nossa cidade. Essa manifestação de derrubada da árvore reafirma a nossa identidade e a nossa cultura. Junto aos tupinambás, os ilheenses e todas as pessoas que nos visitam ajudam a abrilhantar ainda mais esse belíssimo evento”, declarou o vice-prefeito de Ilhéus. :: LEIA MAIS »

CORPO DE BOMBEIROS INICIA CAMPANHA PARA ARRECADAR DOAÇÕES ÀS VÍTIMAS DA CHUVA NA BAHIA

O Corpo de Bombeiros da Bahia iniciou, nesta terça-feira (27), uma campanha para arrecadar doações às vítimas das chuvas que caem no interior desde o início do mês. As cidades mais afetadas estão nas regiões sudoeste, sul e extremo sul do estado.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, água potável e material de higiene pessoal. É importante checar a data de validade dos produtos, antes de fazer a entrega. Não serão recebidas doações em dinheiro ou transferências bancárias.

Esse material pode pode ser entregue em qualquer quartel da corporação, das 8h às 18h. A lista completa com os endereços dos quartéis podem ser verificados no site do Corpo de Bombeiros.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia