O presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou que a Marinha e a FAB (Força Aérea Brasileira) realizem um desfile militar em Copacabana no feriado de 7 de Setembro, em meio à resistência do Alto Comando do Exército.

A ordem para envolver a Marinha e a FAB no evento foi dada por Bolsonaro após generais do Alto Comando do Exército e o próprio ministro da Defesa tentarem convencê-lo a não levar o desfile militar para Copacabana

A ideia em avaliação é disponibilizar cerca de dez navios de guerra da Marinha para o ato bolsonarista. A Defesa ainda avalia levar aviões da Esquadrilha da Fumaça da FAB para realizar sobrevoos e manobras aéreas na orla.

Bolsonaro pretende encontrar manifestantes favoráveis em Copacabana na tarde do Dia da Independência, em mais uma tentativa de projetar apoio popular. Inicialmente, ele queria que um desfile militar ocorresse na avenida Atlântica, mas a ideia perdeu força após objeções da cúpula da Defesa, do Exército e da prefeitura do Rio.

Além dos desfiles em Brasília e no Rio de Janeiro, o governo prepara eventos oficiais em todas as cidades do país que possuem organizações militares da Marinha.

Por Bahia.ba