Julho das Pretas movimenta Câmara de Ilhéus com homenagens e reflexões sobre a trajetória de mulheres negras

A tarde da última quinta-feira (31) foi marcada por emoção, ancestralidade e reflexão na Câmara de Vereadores de Ilhéus, com a realização da audiência pública do Julho das Pretas, que teve como tema: “Mulheres negras: lutas, resistência e conquistas”.
O evento foi promovido pela Frente Parlamentar das Mulheres da Câmara, formada pelas vereadoras Enilda Mendonça (PT), Rúbia Carvalho (AGIR) e o vereador Kêko Pizza (DC). Com apoio da Mesa Diretora e de diversas entidades, o espaço se transformou num verdadeiro palco de reconhecimento à trajetória e à luta das mulheres negras.
Duas mulheres potentes conduziram as falas centrais do evento: Dra. Thyara Gonçalves, professora, advogada e conselheira da OAB-BA, e Dra. Fabiana Lima, pesquisadora e professora da UFSB, que também atua como oraculista e defensora das tradições afro-brasileiras.
Durante a audiência, dez mulheres negras foram homenageadas por suas histórias de resistência e contribuição em diferentes áreas, como saúde, cultura, espiritualidade e empreendedorismo. Dentre elas, nomes como Maria Odília Teixeira (a primeira médica negra do Brasil), Mãe Ilza Mukalê, Mãe Carmosina, a atriz Dona Val, e a chef e empresária Núbia da Hora, do restaurante Tieta Culinária Baiana.
Com participação da UNEGRO e representantes de povos de terreiro, aldeias indígenas e setores da sociedade civil, o evento reforçou a importância de políticas públicas de valorização da mulher negra.

Fotos: Ravel Assis









