
:: 4/jan/2023 . 10:36
SINE BAHIA OFERECE 10 VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS NESTA QUARTA-FEIRA (04); CONFIRA
O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para essa quarta-feira (04/01), em Ilhéus.
Interessados deverão comparecer ao SAC, situado à Rua Eustáquio Bastos, 308, sala 15 Sinebahia, Centro – Ilhéus.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 7h às 15:30h.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: RG, CPF e/ou Carteira de Trabalho e cartão de vacinação atualizado com as doses da vacina contra a Covid19.
Vagas exclusivas para Ilhéus até dia (04.01.2023):
TÉCNICO DE SUPORTE DE TI (PCD)
Exclusiva Para Pessoas Com Deficiência
Superior Cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnologia de Informação
Experiência na função
Apresentar laudo atualizado
01 VAGA
TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELETRÔNICA (PCD)
Exclusiva Para Pessoas Com Deficiência
Ensino Médio Completo
Experiência na função
Apresentar laudo atualizado
01 VAGA
MONITOR DE SISTEMAS ELETRÒNICO (PCD)
Exclusiva Para Pessoas Com Deficiência
Ensino Médio Completo
Experiência na função
Apresentar laudo atualizado
01 VAGA
PEDREIRO
Ensino Fundamental Completo
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA
SERVENTE DE OBRAS
Ensino Fundamental Completo
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA
Ensino Médio Completo
Experiência na Função
01 VAGA
VENDEDOR DE SERVIÇOS
Ensino Médio Completo
Experiência na Função
Possuir Moto e CNH “A”
01 VAGA
SALVA-VIDAS
Ensino Médio Completo
Experiência na Função
01 VAGA
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
Ensino Fundamental Completo
Experiência na Função com fibra de vidro
Residir no Pontal
01 VAGA
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
Ensino Fundamental Completo
Experiência na Função com Roçagem
1 VAGA
AÇOUGUEIRO
Ensino Médio Incompleto
Experiência na função
01 VAGA
CENTRO DE ILHÉUS TERÁ ENCONTRA DE BUMBA MEU BOI NESTA SEXTA (06); EVENTO CELEBRA DIA DE REIS
Grupos Reisado de Vila Juerana e Bumba Meu Boi do Seu Oreco celebram na tarde da próxima sexta-feira, 6 de janeiro, o Dia de Reis com um grande encontro gratuito na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 17h30. Os tradicionais grupos culturais, que nasceram na zona rural do município, apresentarão todo enredo, cores, ladainhas e brincadeiras típicas da Folia de Reis.
“Eles chegam tocando, sanfona e violão. Os pandeiros de fita. Eles carregam sempre na mão”. Como descreve a música Festa de Santo Reis, de Tim Maia, o tradicional festejo católico de 6 de janeiro é uma das mais lindas e importantes manifestações da cultura popular brasileira. Com organização do Comitê Gestor da Cultura – Porto Sul e da Secretaria Especial de Cultura (Secult), o evento promoverá um momento único para o povo ilheense.
De acordo com Dona Dená, uma das lideranças do Grupo Folclórico Reisado de Juerana, o encontro dos bois é um marco histórico para as festividades do município. Geraldo Magela, titular da Secult, ressalta a importância das festividades do Dia de Reis e o encontro do Bumbas, “esse é um movimento importante de retomada dos movimentos culturais e com certeza merece lugar de destaque no calendário cultural da cidade”.
Serviço
O quê? Folia de Reis e Bumba Meu Boi
Quem? Bumba Meu Boi de Vila Juerana e do Seu Oreco
Onde: Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal
Quando: 6 de janeiro (sexta-feira), a partir das 17h30
Evento Gratuito
PRESIDENTE, EX-PRESIDENTE E VEREADOR GURITA VISITAM HOSPITAL SÃO JOSÉ EM ILHÉUS
Vereadores prometem buscar solução para impasse com a secretaria de saúde de Ilhéus
Na tarde desta terça-feira (3), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão (PDT), juntamente com os vereadores Jerbson Moraes (ex presidente) e Gurita, ambos do PSD, se reuniram com a provedora da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Naide Silveira, e parte da diretoria para discutir sobre dificuldades que a Santa Casa tem enfrentado, a fim de buscar solução.
A provedoria da Santa Casa explicou que a Instituição está sofrendo com atrasos de repasses financeiros por parte da Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus. Os pagamentos em atraso são referentes aos vencimentos de produção dos meses de agosto a novembro, além de um contrato de fomento que existia para manter disponíveis alguns serviços pelo SUS, como a cardiologia, algumas cirurgias específicas e o Pronto Socorro.
Devido à falta desses repasses, a Santa Casa vem enfrentando bastante dificuldade para manter alguns serviços do SUS, e quem vem dando suporte necessário é o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado.
Segundo a provedora, Naide Silveira, o estado foi importante na antecipação de alguns créditos que possibilitaram o fechamento do ano sem maiores dificuldades. Mas é de fundamental importância que o município faça o repasse total ou parcial de débitos em atraso.
Considerando a importância que a Santa Casa possui para o município de Ilhéus e também para as regiões vizinhas, os vereadores presentes se comprometeram a buscar soluções para resolver a situação.
CASO MARIELLE: FEDERALIZAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DO CRIME PODE CRIAR SITUAÇÃO JURÍDICA INÉDITA NO PAÍS
A declaração do ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segunda-feira, de que irá “empreender todos os esforços cabíveis” para elucidar “quem mandou matar Marielle”, abrindo a possibilidade de pedir a federalização das investigações, pode criar uma situação jurídica inusitada no país. Segundo especialistas em direito Constitucional e Penal ouvidos pelo GLOBO, é inédita a proposição de um Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) — recurso jurídico para suscitar a mudança da competência da Justiça estadual para a federal — duas vezes sobre o mesmo caso. O homicídio da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes ocorreu em 14 de março de 2018 e, até o momento, a polícia e o Ministério Público do Rio (MPRJ) não chegaram ao mandante.
Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-RJ e professor de Penal da PUC, Rafael Borges, para colocar a Polícia Federal na apuração do duplo homicídio, como o ministro anunciou, a Constituição Federal prevê que cabe ao Procurador-geral da República, no caso, Augusto Aras, ingressar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com um novo IDC. Como ministro, Flávio Dino pode fazer este pedido ao procurador.
Em maio de 2020, ministros da Terceira Seção do STJ indeferiram o primeiro pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para que fosse retirada da Polícia Civil e do MPRJ a apuração do crime. Naquela época, a relatora do processo, a ministra Laurita Vaz, abriu a votação se declarando contrária à federalização, lembrando que houve avanços na elucidação do duplo homicídio. Por unanimidade, os demais ministros seguiram o voto da relatora, entendendo que o pedido de federalização não teve amparo de justificativa técnica.
Na primeira fase das investigações, a Polícia Civil e o MPRJ identificaram o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz como executores de Marielle e Anderson, quase um ano depois do crime. No entanto, de lá para cá, não se chegou a quem deu a ordem para matar a vereadora. :: LEIA MAIS »
JUSTIÇA OBRIGA CHESF A ASSUMIR RESPONSABILIDADES PELO DESASTRE DA BARRAGEM DA PEDRA
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) obteve, no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), decisão determinando à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a apresentação imediata de planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié.
Na ação civil pública, protocolada pela PGE-BA, em 30 de dezembro de 2022, ficou demonstrada a responsabilidade da Chesf no descontrole da vazão da barragem, o que provocou inundações em cadeia, com graves consequências no meio ambiente e na vida da população.
A PGE-BA também requereu a imediata prestação de auxílio emergencial e a constituição de um fundo não inferior a R$ 100 milhões, como forma de garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre. Estes pedidos serão apreciados a partir do dia 6 de janeiro de 2023, quando se encerra o Plantão Judiciário.
Apesar da reconhecida responsabilidade pelos fatos ocorridos, e de ter plena ciência sobre a ação judicial, a Chesf não adotou qualquer providência para mitigar ou reparar os danos.
*Consequências*
O Rio de Contas registrou uma das maiores cheias de sua história no dia 26 de dezembro de 2022. De acordo com a Chesf, o reservatório da Usina Hidroelétrica da Pedra, localizada em Jequié, teve afluência média de 3.100 metros cúbicos por segundo (m³/s) no dia 25 de dezembro.
Em três dias, o volume útil saltou de 65% para 93%. Por conta disso, as comportas precisaram ser abertas para evitar o transbordo total do rio. O procedimento, no entanto, causou alagamentos. As cidades de Jequié e Ipiaú foram as mais afetadas.
Segundo os dados da Chesf, a defluência, ou seja, volume de água liberado pela hidrelétrica, saltou de 95 m³/s no dia 22 de dezembro para 190 m³/s no dia 23. Já no sábado (24), a defluência média foi de 700 m³/s e no domingo chegou a 1.850 m³/s, com liberação superior a 2.000 m³/s em alguns momentos.
ANVISA APROVA INJEÇÃO PARA TRATAMENTO DA OBESIDADE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir o sobrepeso e obesidade.
O princípio ativo da injeção é a semaglutida. Ela é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento.
A injeção da semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana. Pesquisa feita pelo laboratório que produz a medicação mostrou que o medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.
Apesar dos benefícios, o endocrinologista Pedro Leão alerta que um profissional de confiança deve ser procurado para indicar ou não o tratamento.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Paulo Miranda, a aprovação é um marco importante no combate à obesidade. “A aprovação traz para nós uma nova medicação, uma nova ferramenta farmacológica para o tratamento de pessoas com obesidade ou sobrepeso associado a comorbidades”.
Apesar de positiva, a aprovação soma menos do que poderia na visão do presidente da SBEM, visto que o medicamento é caro e provavelmente demorará a chegar a maior parte da população, principalmente para aqueles que dependem do SUS.
Sobre a comercialização, a farmacêutica Novo Nordisk disse que ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro.
ORGANIZADORES DA CORRIDA DA PONTE AGRADECEM APOIO DA PREFEITURA DE ILHÉUS NA REALIZAÇÃO DO EVENTO
Os organizadores do evento esportivo “Corrida da Ponte”, que aconteceu no dia 18 de dezembro do ano passado, agradeceram o apoio da Prefeitura de Ilhéus com uma singela homenagem entegue nesta terça-feira (3), no Centro Administrativo da Conquista. Representando o prefeito Mário Alexandre, estiveram presentes os secretários Mozart Aragão (Casa Civil) e Sérgio Luiz (Juventude, Esporte e Lazer) e a superintendente de Relações Institucionais e Comunitárias, Carla Serafim.
A 1ª edição da Corrida da Ponte contou com a participação de cerca de 700 atletas de todo o Brasil. Para Marcelo Marques, diretor da Sport Ativo, o apoio da Prefeitura foi de extrema importância, já que reuniu famílias e jovens em prol da prática esportiva.
“Queremos parabenizar o prefeito Mário Alexandre, que não mediu esforços para garantir a realização desse evento maravilhoso, responsável por movimentar Ilhéus e incentivar ainda mais a prática esportiva na cidade”, salientou.
Mozart Aragão ressaltou a importância de eventos esportivos para Ilhéus. “Sempre vamos apoiar iniciativas como essa, porque esporte é qualidade de vida. A parceria só está começando”.
Todos os corredores receberam medalhas de participação. Já os quatro ganhadores receberam prêmios com troféus e dinheiro. Houve ainda sorteios de brindes.
MULHER PERDE DENTES APÓS SER AGREDIDA COM PEDRADA DURANTE TRABALHO EM CABANA DE PRAIA EM ILHÉUS
Uma mulher de 30 anos perdeu alguns dos dentes após ser agredida com uma pedrada, em uma barraca de praia de Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo Raissa Martins, o caso aconteceu no domingo (1º) e os suspeitos também agrediram o sogro e o marido dela, com garrafadas e pauladas.
A vítima detalhou que o grupo estava armado, efetuou disparos, mas ninguém foi atingido.
Segundo a Polícia Civil, as agressões aconteceram durante uma tentativa de assalto. Já a vítima, que ajudava o sogro a arrumar o estabelecimento para receber clientes que tinham feito reservas, disse que o caso trata-se de um grupo que queria ter acesso à barraca sem pagar taxa de entrada. Ninguém foi preso até esta terça-feira (3).
“Eu senti a pedrada, vi a pedra no chão e comecei a cuspir. Quando vi, eram os dentes na minha mão”, contou.
Não há detalhes de quantos dentes Raissa perdeu, mas através de imagens é possível notar que caíram ao menos três dentes da frente da arcada superior e dois da inferior.
Raissa ficou internada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, durante dois dias e vai precisar passar por profissionais da área de odontologia para reconstruir os dentes.
ILHÉUS: SEDUC EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SEDUC
A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) esclarece sobre a situação dos professores contratados. De acordo com informações obtidas pelo Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhéus, até a próxima terça-feira, 10 de janeiro, serão realizados os pagamentos das horas extras e aulas suplementares, a partir de uma folha de pagamento adicional.
No que se refere à rescisão contratual dos servidores contratados, a pasta comunica que, com o término do ano letivo proposto no calendário de 2022 para o dia 16 de dezembro, os mesmos foram liberados das atividades, sendo o pagamento contabilizado até o dia 20 do mesmo mês, data de rescisão dos contratos.
Sobre as verbas rescisórias, segundo informações do RH, estas serão pagas até o final de janeiro. Em tempo, a SEDUC informa que, devido à rescisão dos contratos, um novo Edital de Seleção será publicado via Diário Oficial do Município ainda este mês.
A professora Eliane Oliveira, titular da pasta, reitera o compromisso do governo Mário Alexandre em garantir o pagamento regular dos salários dos servidores e a valorização dos profissionais da Educação da rede municipal, quer sejam efetivos ou contratados, e que acumulam ao longo dos últimos seis anos ganhos e vantagens, fruto do trabalho responsável da atual gestão.
VACINAÇÃO EM ILHÉUS: CERCA DE 90 MIL PESSOAS TOMARAM AS TRÊS DOSES CONTRA A COVID-19
Ilhéus tem 93.194 pessoas vacinadas com as três doses contra a Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau). O número representa 59,90% da população com idade igual ou acima de 12 anos.
No período compreendido entre 1º e 31 de dezembro do ano passado foram ministradas 6.703 doses da vacina, das quais 316 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 453 referem-se ao segundo ciclo (D2), além de 2.176 doses de reforço (terceira dose), aplicação de 3.047 vacinas relativas à 4ª dose, 89 referentes à 5ª dose e 622 doses pediátricas, para crianças de 6 meses a 11 anos.
Dose de reforço – Estão aptas a tomar a 5ª dose do imunizante pessoas imunossuprimidas, maiores de 18 anos, que receberam a 4ª dose há pelo menos quatro meses. O público deve comparecer às unidades de saúde previamente informadas, conforme horário de funcionamento das salas de imunização.
Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).