A Prefeitura de Ilhéus segue com o cronograma de recuperação da malha asfáltica do município. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o trabalho é concentrado em pontos mais críticos, cuja pavimentação está degradada. No último sábado (6), o prefeito Mário Alexandre conferiu o andamento do programa Asfalto Legal, na Avenida Uberlândia e áreas adjacentes no bairro Malhado.

O gestor destacou que os investimentos proporcionam qualidade de vida à população. “Estamos recuperando as vias, garantindo condições adequadas de tráfego para pedestres e motoristas, dentro do plano de mobilidade urbana proposto para a cidade. O asfalto era demanda antiga da comunidade e com muita luta conseguimos viabilizar os recursos financeiros para executar esse serviço”.

Morador da Avenida Uberlândia há 40 anos, Rogério Levi afirmou que a intervenção valoriza o comércio local e oferece bem-estar e maior segurança. “Nem meu pai sabia há quanto tempo foi colocado calçamento aqui. Ninguém nunca ligou para essa rua, mas Marão veio e fez a diferença. Compromisso honrado”.

asfalto legal; pavimentação

Nesta etapa, o Asfalto Legal também contemplou a comunidade da Ladeira da Conceição, na Tapera. Na Avenida Uberlândia está sendo executada a drenagem, bem como perfilamento de dois centímetros e colocação de asfalto mais duradouro. O trabalho abrange os trechos que dão acesso ao Canal do Malhado.

As intervenções também beneficiam os moradores do bairro São Miguel, na Zona Norte. A Prefeitura realizou manutenção no início de 2020, contudo, o lençol freático é muito baixo e os buracos na pavimentação são recorrentes, sendo necessário realizar novo reparo na via.

Conforme a Seinfra, a programação inclui ainda a pavimentação em paralelo com drenagem na Rua Amélia Pacheco, fato que ratifica o compromisso assumido com os moradores da localidade. Integram o rol de serviços estruturantes as obras de contenção de encostas no Alto do Socorro, fruto de emenda do então deputado federal Bebeto Galvão.