Em entrevista na manhã desta quinta-feira (18) ao programa Na Boca do Povo, comandado por Adilson Neves, na Rádio Bahiana AM 1310, a representante do GAP e Empreendedora Social, Cintia Carvalho, falou sobre o 1º encontro de empreendedoras GAPeanas que acontece nesta quinta e sexta-feira, na Sede do GAP.
O GAP, Grupo de Amigos da Praia, é uma ONG que atua com educação ambiental e defende a pauta de Mares Limpos e Sustentabilidade. A instituição possui 40 fundadores, sendo 90% mulheres, e cerca de 140 voluntários que atuam de forma permanente nas ações de limpeza de praia. As GAPeanas, nome afetivo como são designadas as voluntárias, também são empreendedoras e isso precisa ser divulgado, aprimorado e amplificado.
A pauta do empreendedorismo feminino é mundial, e diversos países farão ações no dia 19 de novembro. É uma iniciativa global da ONU em parceria com outras instituições que visa encorajar as mulheres a liderarem seus próprios negócios.
A pauta feminista dentro do GAP é uma constante, uma vez que todas são protagonistas de ações relevantes dentro da Instituição e a questão laboral não poderia ficar de fora, “falar de empoderamento feminino é falar de independência econômica”, afirma Poliana Vargens.
Poliana Vargens é dentista, servidora pública do município de Ilhéus, fundadora do GAP e assumiu a organização geral do evento. Entre outras habilidades é costureira profissional e proprietária da Loja Virtual Toucas e Outras Coisas (instagram @toucaseoutrascoisas) onde vende máscaras, toucas, jalecos, bolsas para dentistas e demais profissionais de saúde, fazendo vendas on-line para todo o Brasil. Na Pandemia suas máscaras de tecido foram extremamente requisitadas, tanto pelo preço, quanto pela qualidade e necessidade sanitária.

A programação acontecerá em dois dias na sede do GAP, com Workshop, briefing, troca de experiências e claro, VENDA ABERTA ao público, dos produtos confeccionados pelas empreendedoras.
O encontro contará com Empreendedoras Sociais como Cintia Carvalho e Tânia Mara, que coordenarão as rodas de conversa com trocas de experiências.

Dias: 18 e 19/11
Local: Sede do GAP situada na Travessa Leite Mendes, n 04, sala lateral da Catedral de São Sebastião.

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA – FEIRA (18/11)
17h: Recepção – Coffee
18h: Apresentação dos produtos e negócio das empreendedoras
19h: Dúvidas e dificuldades que enfrentam (trocar informações com quem sabe tirar as dúvidas e resolver as dificuldades).
20h: Identidade Visual e Marketing
20:30: Encerramento

SEXTA – FEIRA (19/11)
17h: Recepção
18h: MEI (microempreendedor Individual)
19h: Finanças
20h: Coffee – encerramento