Nessa sexta-feira (16), o Programa “Falando Direito”, da Rádio Bahiana de Ilhéus AM1310, comandado pelo vereador e advogado Jerbson Moraes e a jornalista Anna Karenina, recebeu o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Na oportunidade, o gestor falou sobre a reforma administrativa recém enviada ao legislativo ilheense, a FIOL e sobre a pandemia.

A proposta da reforma administrativa foi entregue na última quarta-feira (14) a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, segundo o prefeito Mario Alexandre, essa proposta vem sendo analisada e formulada desde janeiro, e visa promover o crescimento de Ilhéus. “Nós ouvindo a comunidade, e quem tá fazendo essa reforma não é a equipe administrativa, não é Marão, é povo”, disse.

Mario Alexandre ainda salientou que a reforma administrativa não aumentará a despesa municipal, conforme a lei, a proposta de reformular o funcionalismo público faz parte do alinhamento dos governos municipal, estadual e federal.

No quesito, infraestrutura e desenvolvimento urbano, o prefeito atenuou a entrega do novo Hospital Materno-Infantil, que ocorrerá no mês de maio, e a capitação de recurso que vem conseguindo na capital federal e junto ao Governo do Estado. Segundo Marão, já são mais de R$ 20 milhões em recursos. Sobre o fechamento do canal do malhado, obra que beneficiará moradores e comerciantes, já está prestes a concluí a primeira etapa, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021.

Jerbson Moraes, Mario Alexandre e Anna Karenina

Acerca a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre Ilhéus e Caetité, que teve concessão vencida pela Bahia Mineração (BAMIN), Marão exaltou que o trecho colocara Ilhéus ainda mais na rota de desenvolvimento, junto a chegada do Porto Sul. “A FIOL é uma redenção, é geração de renda e emprego, chama outros investimentos, Ilhéus é a bola da vez”, finalizou o prefeito.

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Ao ser questionado pelos apresentadores do ‘Programa Falando Direito’, sobre Ilhéus ser referência no combate a pandemia do novo coronavírus, e que está com cerca de 17% da sua população vacinada, o Prefeito Marão disse que o segredo disso é planejamento e interesse de cuidar de seus munícipes.

Além disso, o prefeito que também é médico, pediu aos ouvintes que estão no grupo de prioridade que tomem a vacina, e aos que já tomaram a 1.ª dose, e estão na data marcada de tomar a 2.ª dose, que vão até os pontos de vacinação e se imunizem.

De acordo com o Marão, cerca de 26.770 ilheenses tomaram a 1ª dose da vacina contra a covid-19, contudo, apenas 7.892 voltaram para tomar a 2ª dose do imunizante. “A primeira dose não significa que a pessoa está imunizada, livre do covid, é necessário tomar a 2ª dose”, pediu o prefeito.

Clique aqui e confira a entrevista completa