A presidência do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI) aprovou o Plano de Vacinação contra a Covid-19 na cidade, segundo a Resolução n° 004/2021, publicada na edição de terça-feira (2) do Diário Oficial do Executivo.

O CMSI autorizou as ações descritas, que têm o objetivo de reduzir a morbidade grave e mortalidade associadas à Covid-19, buscando proteger as populações de maiores riscos, identificadas de acordo com o cenário epidemiológico da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reitera que a vacinação ocorre de forma escalonada, priorizando nesta primeira fase, trabalhadores da área da Saúde; idosos abrigados, acamados e acima de 80 anos e população indígena aldeada. A segunda fase prevê imunizar idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação. Já na terceira fase estão inseridos os indivíduos com condições de saúde relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Na quarta fase do plano, as doses deverão ser destinadas aos profissionais da Educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência institucionalizadas; pessoas com deficiência permanente severa; caminhoneiros; funcionários de transporte coletivo rodoviário e metroviário; trabalhadores portuários e do transporte aéreo.

A vacinação acontece conforme o quantitativo de doses recebidas pelo município.