A prefeitura de Ilhéus, com as ações afirmativas de melhoria das condições de habitação no ambiente escolar, tem seguido firme com as reformas em escolas situadas em diversos bairros e distritos da cidade. No atual momento, 6 escolas da rede municipal de educação são reformadas com recursos próprios, sendo que outras 5 já foram concluídas em dezembro de 2020 e estão prontas para serem entregues à comunidade. A finalidade, além de promover o bem estar dos trabalhadores da educação e dos alunos no espaço educacional, é contribuir para o avanço da qualidade do ensino-aprendizagem, com cômodos adequados e condignos para os assistidos.

Informações da secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) dão conta de que são realizadas reformas completas, a contemplar toda a parte de cobertura, pintura, elétrica, hidráulica, piso, manutenção de portas e janelas. Das 6 unidades que estão com reforma em andamento, estão as escolas Nelson de Oliveira, no Nelson Costa; Princesa Isabel; Gisélia Soares, no São Francisco; Themistocles Andrade, no Teotônio Vilela; Dom Eduardo, na Princesa Isabel; e a do Banco da Vitória. Serão reformadas, ainda, as escolas Cantinho do Recreio e Dorival Freitas.

Das unidades que já contam com as reformas concluídas, estão Perpétua Marques e Heitor Dias, no Centro; Santo Antônio; e a Paulo Freire, no Teotônio Vilela. O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne de Lemos (IME), também está com a reforma pronta, faltando apenas a análise final da rede elétrica por parte da Coelba para o funcionamento dos ares-condicionados. “O prefeito Mário Alexandre vai realizar as entregas antes de serem retomadas as aulas presenciais. Nossa meta é reformar todas as unidades da rede nesta gestão”, explicou a titular da secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Eliane Oliveira.

O prefeito Mário Alexandre entregou, ainda, com recursos próprios da Prefeitura, outros 11 prédios escolares, como a escola Pinóquio, Anexo da Pinóquio, Nova Jerusalém e Odete Salma Medauar, no Malhado; Iguape; Barão de Macaúbas, no Pontal; Creche Dom Eduardo, no São Francisco; Águas de Olivença; o CAIC, no Hernani Sá; e as salas Semente da Esperança e Arlete Vieira.

Parcerias – Com a ajuda de parceiros, o Município de Ilhéus conseguiu realizar ao longo dos últimos anos melhorias e reparos em outros 14 prédios de unidades escolares. São eles: o Anexo da Escola Novo Ilhéus do Iguape, Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE), Batista Nova Jerusalém com revitalização de terreno uma praça construída, Barra de Itaípe, Areia Branca, Sala São José do Anexo de Areia Branca em Rompedeira, Basílio, Pequeno Davi, Castelo Novo, Sambaituba em Vila Olímpio, Professor Osvaldo Ramos, Sala da Lagoa Encantada no Anexo de Castelo Novo, Sala Morada do Porto (Anexo Herval Soledade) e a Sala São Bento (Anexo do Japu).