Alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) retomaram as aulas no período letivo trimestral excepcional e temporário das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, na última segunda -feira,5. Em função da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, as atividades estão sendo realizadas com o uso e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem por meio de formas não presenciais, prioritariamente por processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como alternativas às atividades presenciais.

Nessa modalidade, os alunos poderão acompanhar, através da internet, o conteúdo ministrado pelos professores de forma síncrona – simultânea – ou assíncrona – quando o material fica salvo ou gravado para acesso posterior. O primeiro dia de aula foi positivo para a maioria dos estudantes e professores.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, avaliou o momento admitindo reconhecer os desafios para concretizar o trimestre excepcional. “Vamos estar todos juntos e empenhados, mostrar que a Uesc está cumprindo o papel de alta relevância para sociedade e nós teremos que continuar a acolher, com muito carinho e atenção, os nossos alunos. Volto a lembrar que ainda estamos em isolamento social. Precisamos estar atentos para um momento muito sensível na vida das pessoas e isso requer de cada um de nós, docentes, um trato muito especial na aplicação daquilo que a nossa profissão requer”.