:: ‘Geral’
PADRASTO É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR MENINA DE OITO ANOS EM SIMÕES FILHO; MÃE DA VÍTIMA FLAGROU O ATO CRIMINOSO

Caso ocorreu no dia 21 de julho e suspeito fugiu depois de ter sido visto pela mulher. Polícia cumpriu mandado de prisão no sábado (31), na zona rural do município.
Um homem foi preso no sábado (31), na zona rural de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, suspeito de ter estuprado a enteada de oito anos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), o crime aconteceu no dia 21 de julho e foi flagrado pela mãe da vítima, que procurou a polícia.
Conforme a SSP, o homem teve mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Infância e Juventude de Simões Filho e estava foragido. O homem foi localizado por agentes da 22ª Delegacia Territorial e passou por exames de lesões antes de ser preso.
Segundo a polícia, ele permanece detido e deve responder pelo crime de estupro de vulnerável. Não foi informado o estado de saúde da vítima.
ITABUNA: CÂMARA APROVA REAJUSTE DE SALÁRIO E TICKET-ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Câmara de Vereadores aprovou reajuste de 4,52% para os servidores municipais e tíquete-alimentação de R$ 425,00 e R$ 300,00 a depender do valor do salário recebido. A votação foi antecipada pelo legislativo, segundo o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). “Tínhamos esse compromisso firmado com os servidores de apressar a tramitação”, disse.
O texto final da revisão e do tíquete e de salário já foi encaminhado para sanção do prefeito Augusto Castro (PSD). Antes da votação em Plenário, a revisão anual e o tíquete-alimentação receberam pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Finanças.
A relatora, Wilmaci Oliveira (PCdoB), destacou a previsibilidade jurídica dos projetos que já contavam com a autorização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021). Presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci agradeceu o comprometimento dos vereadores e pontuou que a revisão e o tíquete foram acordados e negociados com o Executivo.
ILHÉUS: CARRO COLIDE COM POSTE NA AV. ITABUNA

Um veículo, modelo Pálio, de cor vermelha, conduzido por um homem, de dados não anotados, bateu violentamente contra um poste de energia em frente a garagem da empresa Novo Horizonte, na Avenida Itabuna. O fato aconteceu no final da tarde deste domingo (01).
De acordo com informações, o condutor do veículo estava acompanhado de uma mulher, que no impacto, sofreu escoriações no rosto, porém está consciente e não corre risco de vida.
A polícia militar foi acionada para efetuar o Boletim de ocorrência, enquanto às circunstâncias do suposto acidente ainda são desconhecidas.
POLÍCIA CIVIL ESTOURA BOCA DE FUMO NO NELSON COSTA E PRENDE TRÊS HOMENS

Quatro tabletes de maconha, um revólver calibre 38 e 27 munições para diversos calibres foram apreendidos em uma operação realizada na quinta-feira (29), por policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Ilhéus. Na ação, três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
“Identificamos um imóvel situado na Rua Lírio, no bairro Nelson Costa que era usado para acondicionamento das drogas e ponto de venda. Montamos uma campana e começamos ver a movimentação de entrega de entorpecentes em um veículo Kia Sportage placa HTF 5816. Acompanhamos os dois homens e abordamos o carro, apreendemos três tabletes de maconha e a dupla com os entorpecentes”, relatou o coordenador da 7ª Coorpin, delegado Evy Paternostro.
Prosseguindo na ação em nova campana foi visualizado uma dependente química na porta do imóvel comprando maconha. “Na abordagem e revista na casa encontramos mais um tablete de maconha, arma, munições, balança, faca para cortar droga a quantia de R$ 626 e celulares. Mais um homem foi preso por tráfico de drogas no local”, explicou o delegado.
Os três foram encaminhados para a sede da Coorpin. Eles foram autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Segundo as investigações o trio faz parte de uma organização criminosa que atua na Zona Sul de Ilhéus.
ILHÉUS: SEBRAE MOSTRA SOLUÇÕES PARA MICROEMPREENDEDORES DURANTE PANDEMIA

Quase quatro mil empresas da região atendidas no primeiro semestre
O primeiro semestre deste ano continuou marcado pela insegurança dos empreendedores e mudanças no comércio também no sul da Bahia. Diante desse cenário tão instável, o Sebrae adotou medidas de apoio e apresentou diversas soluções para atender aos donos dos pequenos negócios, através do acompanhamento dos analistas e de consultorias diversas. Entre elas, destaque para as financeiras e de presença digital.
De acordo com a gerente Claudiana Figueiredo, a agência regional do Sebrae atendeu a mais de três mil empresas somente nos seis primeiros meses do ano. Aí estão incluídos Ilhéus, Itabuna e demais municípios que compõem o Território Litoral Sul. :: LEIA MAIS »
GOVERNO FEDERAL ‘NÃO PRIORIZA’ OBRAS DA FIOL, CRITICA UPB: ‘NÃO TEM CALENDÁRIO’

“Nós temos debatido porque o que a gente vê é que, de fato, hoje ela [Fiol] não está no calendário federal como algo prioritário”, disse.
Ressaltando a importância do equipamento, Cocá teceu críticas à falta de prioridade nas obras. “Nós temos debatido porque o que a gente vê é que, de fato, hoje ela [Fiol] não está no calendário federal como algo prioritário”, disse. :: LEIA MAIS »
POLÍCIA CIVIL DA BAHIA ALERTA PARA GOLPE DO MOTOBOY

Delegada titular da 14ª DT, Mariana Ouais.
Na era das facilidades proporcionadas pela tecnologia, não faltam motivos para usar os serviços online e por telefone dos bancos. Golpistas, entretanto, têm frequentemente usado esta comodidade para ludibriar clientes. Diante do crescimento do chamado Golpe do Motoboy, a Polícia Civil da Bahia alerta: desconfie sempre de ligações que – independente do motivo – resultem em pedidos de dados pessoais ou de entrega de cartão de crédito e/ou de seu celular.
Embora os primeiros casos deste golpe datem de mais de três anos atrás, tem-se percebido uma maior incidência desde o início da pandemia de Covid-19, com o aumento do trabalho em home office. Por intermédio de técnicas de engenharia social, os autores simulam o atendimento bancário e induzem a vítima a ceder seus dados pessoais, inclusive senhas e outros dados confidenciais.
A delegada titular da 14ª DT, Mariana Ouais, explica como agem os criminosos. “A pessoa liga, identifica-se como sendo do banco e pergunta se a vítima está fazendo uma compra em um alto valor. A vítima, então, nega. O golpista, então, diz que vai checar outras compras que supostamente foram feitas no cartão – sempre de alto valor, a fim de desesperar a vítima. Sabendo disso, o golpista finge ‘orientar’ a pessoa, induzindo-as a passar os dados pessoais e senhas. Ao fim do processo, dizem que as compras foram estornadas, mas que, para resolver o problema, o cartão precisa passar por uma perícia”, diz. :: LEIA MAIS »
INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DA CINEMATECA BRASILEIRA EM SÃO PAULO

Corpo de Bombeiros foi acionado e diz que não há relatos sobre vítimas
Um depósito da Cinemateca Brasileira, na zona oeste de São Paulo, está sendo consumido pelo fogo na noite desta quinta-feira (29). De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis viaturas foram enviadas à rua Othão, 290, na Vila Leopoldina, onde o imóvel está localizado. Não há informações de vítimas.
Segundo a Folha de São Paulo, o prédio em questão não é a sede principal da Cinemateca, que abriga a maior parte de seu acervo. Esta fica localizada na Vila Mariana. O depósito atingido pelas chamas, por sua vez, também abriga rolos de filmes de 35 mm e 16 mm, feitos de material altamente inflamável.
Além deles, também ficam guardados ali o acervo da Programadora Brasil, documentos e equipamentos museológicos.
O fogo ainda não foi controlado e não há informações sobre quais áreas do imóvel foram atingidas.
PREFEITURA DE CAIRU ANUNCIA FESTAS DE RÉVEILLON EM MORRO DE SÃO PAULO E BOIPEBA
A prefeitura de Cairu, município responsável pela região de Morro de São Paulo, anunciou a autorização de festas de Réveillon nas praias de Morro de São Paulo e Boipeba. Segundo a nota, divulgada nas redes sociais da prefeitura, a realização das festas está condicionada ao controle da pandemia da Covid-19.
A prefeitura informou, ainda, que as festas nas duas praias são as únicas celebrações que estão autorizadas. “Qualquer anúncio de festas realizadas por outras produtoras sem autorização da prefeitura serão consideradas clandestinas e passíveis de punições e multas”, finaliza a nota.
CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CAPOEIRA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (02)

Na próxima segunda-feira, dia 02, às 16 horas, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizará uma sessão especial para debater ações afirmativas e políticas públicas para a capoeira no município. A proposta para esse diálogo foi apresentada, por meio de um requerimento aprovado, pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) e tem como um dos temas específicos: as justiças e as injustiças para os mestres da capoeira na cidade.
A atividade também ocorre em referência a 03 de agosto, data de comemoração ao Dia da Capoeira. Cláudio Magalhães justifica que esse debate ocorre um dia antes na casa legislativa, por terça-feira acontecer sessão ordinária. “Respeitando a orientação do presidente da câmara, Jerbson Moraes, antecipamos a discussão para a segunda-feira, dia que não há sessão ordinária”, disse.
O vereador indicou que pretende abordar, entre outras tratativas, um projeto já aprovado no legislativo ilheense, que propõe a promoção da capoeira na integração entre a comunidades e as escolas, através de estudos e pesquisas de atividades interdisciplinares. “Além disso, estou propondo que a gente construa uma possibilidade de efetivar a lei Moa do Katendê, aprovada na Bahia, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que apoia a formação de capoeiristas e a incorpora no currículo escolar. Além aprofundar essa pauta, precisamos adequá-la às realidades locais e melhorar os pontos que os capoeiristas baianos não ficaram de acordo”, destacou. :: LEIA MAIS »









