
BAHIA: LOTE COM 1,1 MILHÃO DE VACINAS DA PFIZER SERÁ DISTRIBUÍDO NESTA SEGUNDA
O Ministério da Saúde distribui nesta segunda-feira (10) um lote com 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Todas as capitais brasileiras receberão remessas. A pasta informou que as vacinas vão sair de Guarulhos, em São Paulo, e os 26 estados e o Distrito Federal receberão de forma “proporcional e igualitária”.
Neste momento da campanha de vacinação as doses estão sendo aplicadas em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiências permanentes.
A vacina da Pfizer tem critérios específicos de armazenamento, ela deve permanecer em temperaturas de – 70ºC, o que exige um ultra congelador.
A distribuição das doses também exige dos governos e dos estados uma operação logística específica.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses sairão do centro de distribuição em Guarulhos (SP), onde estão conservadas entre -90ºC e -60ºC, e irão para refrigeradores dos estados, expostas a temperaturas de -20ºC. Nas salas de vacinação, onde as doses ficarão armazenadas entre 2ºC e 8ºC, a aplicação deve acontecer em, no máximo, cinco dias.
VACINAS FICARÁ APENAS EM SALVADOR
Apesar da Bahia ter adquirido 30 ultracongeladores e montado estrutura em nove cidades do interior para armazenar as vacinas da Pfizer contra a Covid-19, a segunda remessa com os imunizantes, que será distribuída nesta segunda-feira, ficará em Salvador.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que segue a orientação do Ministério da Saúde, e por isso as doses devem ficar na capital.
A pasta federal informou que todas as capitais brasileiras receberão remessas. A carga vai partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e os 26 estados e o Distrito Federal receberão de forma “proporcional e igualitária”. Na semana passada Salvador recebeu 26.910 doses.
Além de Salvador, ultracongeladores estão instalados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador