
:: 24/jul/2025 . 21:41
Ministro Renan Filho autoriza início de obras emergenciais sobre a ponte do rio Jequitinhonha
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta quinta-feira (24) a ordem de serviço para a realização de obras emergenciais na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101, no município de Itapebi, extremo-sul da Bahia. O investimento federal será de R$ 104,78 milhões e contempla tanto o reforço paliativo da estrutura atual quanto a elaboração dos projetos de engenharia e a construção de uma nova ponte.
Segundo o ministro, as obras terão início imediato e a nova ponte deverá ser entregue em 2026. O anúncio foi feito durante reunião virtual com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Agradeço ao ministro Rui Costa, que tem garantido, através da Casa Civil, as condições para que o Ministério dos Transportes atue com agilidade. O teto de gastos reduziu muito os investimentos nos últimos anos, e agora estamos retomando obras importantes. Precisamos avançar com novos projetos e, ao mesmo tempo, corrigir o que ficou sem manutenção no passado”, declarou Renan Filho.
O novo projeto prevê uma ponte com 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A contratação inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e a construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que envolvem fundações, pilares e superestrutura. A ponte será equipada com sensores de vibração, que permitirão o monitoramento contínuo da movimentação do tráfego, garantindo mais segurança aos usuários.
A atual ponte foi interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 5 de maio, após laudo técnico indicar risco estrutural. Desde então, o tráfego da chamada Rota 3 – que liga Itabuna a Eunápolis – foi desviado para rotas alternativas, utilizadas por veículos leves, ambulâncias, viaturas e caminhões de abastecimento.
Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) concluiu a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, o que permitiu à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) assumir o controle do tráfego na região. No mês passado, em 18 de junho, o tráfego foi parcialmente retomado sobre a ponte, em sistema de “pare e siga”, restrito a veículos leves e vans.
Vereador Vinícius Alcântara (União Brasil) explica porque moveu uma ação contra a Prefeitura de Ilhéus
Em entrevista concedida ao programa Falando Direito, da Rádio Bahiana de Ilhéus, na última quarta-feira (23), o vereador Vinícius Alcântara (União Brasil) explicou os motivos que o levaram a mover uma ação popular contra a Prefeitura de Ilhéus, com o objetivo de suspender o repasse de R$ 26 milhões em subsídios às empresas de transporte coletivo que operam no município.
Durante a conversa com o radialista Adilson Neves, Vinícius relatou que, quando a lei que autorizava o subsídio foi votada e aprovada pela Câmara, havia uma expectativa de que o valor da tarifa do transporte público fosse reduzido — uma contrapartida prevista no próprio texto da lei. “Fiquei aguardando a redução da passagem, como determina a legislação. O projeto foi aprovado, sancionado e virou a Lei nº 4.337/2025, mas até agora, o valor das tarifas continua o mesmo”, declarou o parlamentar.
O vereador ressaltou que o uso do dinheiro público precisa obedecer aos princípios da legalidade e da finalidade. “A lei diz, com clareza, que o subsídio é para diminuir ou isentar a tarifa dos usuários. Como isso não foi cumprido, estamos diante de uma ilegalidade”, argumentou.
Diante desse cenário, Vinícius informou que entrou com uma ação popular na Justiça com o objetivo de suspender o repasse dos recursos até que a legislação seja devidamente cumprida. Ele afirmou ainda que vai continuar buscando por meios legais para garantir que o interesse público seja respeitado. “Lei é lei, e deve ser cumprida. A população não pode ser lesada enquanto milhões são repassados sem a devida contrapartida”, concluiu.
- 1