Ben Stansall/Pool via REUTERS

A rainha Elizabeth II, de 96 anos, está sob supervisão depois que seus médicos demonstraram “preocupação” com seu estado de saúde. A informação foi anunciada pelo Palácio de Buckingham. Os familiares da rainha já estão a caminho do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a monarca se encontra, uma indicação da gravidade da situação.

“Após uma avaliação mais aprofundada na manhã desta quinta-feira, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha continua confortável e em Balmoral”, afirmou uma nota do Palácio de Buckingham.

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e a sua mulher, a duquesa de Cornualha, Camilla, viajaram para a residência de Balmoral, comunicou a Clarence House. Já uma fonte do Palácio de Kensington confirmou que o príncipe William também foi para a Escócia.

Em comunicado, a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, empossada pela rainha essa semana, expressou preocupação do país com a notícia. “Todo o país está profundamente preocupado. Meus pensamentos e os das pessoas em todo o Reino Unido estão com Sua Majestade a Rainha e sua família neste momento”, afirmou.

O duque e duquesa de Sussex, que agora moram nos Estados Unidos, estiveram no Reino Unido nos últimos dias para vários compromissos. Eles estavam na Alemanha quando receberam a notícia de que a rainha Elizabeth II foi colocada sob supervisão médica.

Já a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, permaneceu em Windsor. Seus filhos, George, Charlotte e Louis estão em seu primeiro dia em sua nova escola, de acordo com o Palácio de Kensington.

Dezenas de britânicos se reuniram do lado de fora dos portões do Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, onde a rainha Elizabeth II está, depois que o médicos se disseram preocupados com sua saúde.