A campanha reflete o compromisso do prefeito Mário Alexandre para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro, solidário e responsável

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), promoveu de 18 a 25 de setembro ações educativas em alusão à Semana Nacional de Trânsito, com a proposta de conscientizar a população para a prevenção de acidentes, uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Sob o tema “Sua responsabilidade salva vidas”, as atividades foram iniciadas com uma live, em comemoração ao 15º aniversário de fundação do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran).

No espaço montado na Praça J.J Seabra foi instalada uma pista de vivência do trânsito para crianças de até sete anos (mini pista). Durante a semana também foi promovido o projeto “Doe Vida”, que estimula a doação de sangue por parte dos agentes de trânsito.

Semana Nacional do Trânsito

A Sutram realizou ainda comandos de conscientização sobre diminuição de sinistros, voltados aos motocicletas, com foco na direção segura. Os infratores optaram não serem autuados e assistiram a uma palestra em sala de aula. A orientação contou com a presença de 52 motociclistas.

“Essa campanha reflete o compromisso do prefeito Mário Alexandre para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro, solidário e responsável. Realizamos ações pontuais, respeitando o espaço de cada um e integrando toda a comunidade ao trabalho desenvolvido”, destacou Valci Serpa, diretor-geral da Sutram.

 

Dando continuidade às ações educativas, a Autarquia promoveu a Oficina de Prevenção a Acidentes com Motocicletas (OPAM), além da instrução continuada para os agentes de trânsito, a fim de orientar sobre postura e atendimento ao público. Em parceria com o Sindatran foram entregues os títulos “Amigo Nota 10” e “Agente de Trânsito Nota 10”, em homenagem a personalidades do município, incluindo o prefeito Mário Alexandre e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão.

Durante toda a semana foi realizada uma exposição de veículos sinistrados, na Praça Cairú, além da distribuição de materiais educativos aos transeuntes, aferição de glicemia e pressão arterial, testagem rápida e ações na faixa de pedestres. A campanha foi finalizada no domingo (26) com o passeio ciclístico solidário. Cerca de 120 ciclistas abraçaram a iniciativa.

As atividades contaram com a parceria e o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Associação dos Aposentados e Pensionista de Ilhéus (APPI) e Sindatran.

Semana Nacional do Trânsito