Dos dias 9 a 16 de agosto não houve confirmação de óbitos de munícipes

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus já apresenta resultados positivos. No momento em que a cidade atinge a marca de 100 mil imunizados com a primeira dose, a Prefeitura registra uma semana sem óbitos de munícipes em decorrência da doença. Conforme os dados repassados pela Secretaria de Saúde (Sesau), dos dias 9 a 16 de agosto não houve confirmação de morte de moradores.

A Sesau esclarece que o quantitativo leva em consideração a variável ‘óbitos por residência’, ou seja, o número de mortes contadas segundo o local de residência do falecido. Há registro de óbitos de moradores de Ilhéus ocorridos em outras cidades ou em outros estados. Nesse caso, a Vigilância Epidemiológica necessariamente precisa aguardar as informações contidas na Declaração de Óbito (DO) para atualizar os dados.

Por outro lado, há registro de mortes de pessoas não residentes em Ilhéus, considerando o local de ocorrência do óbito. Em outras palavras, pacientes oriundos de outras cidades que assistidos nas unidades hospitalares de referência no tratamento da Covid-19 e falecem fora do seu município.

De acordo com a Sesau, em junho, foram registrados 51 óbitos e média diária de 26 pacientes internados na UTI. Já em julho, média de internação diária de 23 pacientes e 26 óbitos, contabilizados até o final do mês passado. Os dados referem-se aos pacientes de Ilhéus.

Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Prefeitura alerta que a pandemia não acabou. A colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. Todas as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social) devem ser rigorosamente mantidas.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (18) contabiliza 19.497 pessoas curadas e 53 infectadas pelo coronavírus. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 10 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 10 abrigam pacientes residentes em outras cidades baianas. Desde o início da pandemia, foram computados 558 óbitos de munícipes, sendo o último registrado na terça-feira (17).  Os dados são informados diariamente pela Sesau.