Na alvorada de 11 de agosto de 2021, Policiais Civis efetuaram o cumprimento do Mandado de Busca Domiciliar na Fazenda Gavião, área da Retomada Indígena, Serra das Tremps II. – Município de Una-Ba, e deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva do investigado P.P.S – conhecido como cacique PASCOAL, 56 anos, natural de Una-Ba.

A busca domiciliar resultou na apreensão de: 03 armas de fogo tipo espingardas e munições; 03 celulares apreendidos. O investigado também será autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

As ordens judiciais decretadas pela Justiça da Comarca de Una, decorrem da investigação do homicídio ocorrido em 17/04/2021, por volta das 19h15min, no Distrito de Vila Brasil, zona rural de Una, quando o investigado ceifou a vida de ALCIONE XAVIER DE OLIVEIRA v. GAJÃO.

Segundo apurado investigado e vítima estavam bebendo, e depois de uma discussão, a vítima saiu do Bar em direção a fazenda onde trabalha. Que o Investigado pegou seu veículo e foi em direção a vítima ao se aproximar desferiu um tiro contra a mesmo que veio ao solo em seguida passou por cima do corpo da vítima com o veículo pelo menos duas vezes para com a finalidade garantir a morte do mesmo. A vítima havia vindo de Arataca para trabalhar em uma fazenda e não tinha familiares na região.

O preso da Operação de hoje também é investigado em outros Inquéritos de Homicídios em trâmite na Delegacia Territorial de Una-Ba.

A investigação foi presidida pelo DPC RENATO FERNANDES RIBEIRO – Substituto da Delegacia Territorial de Una, e contou com planejamento e apoio operacional da 7ª COORPIN/ILHÉUS. O investigado segue preso na Sede da Coordenadoria de Ilhéus.