Entrevista hoje (24), com o apresentador Adilson Neves, a oftalmologista Flaviane Espírito Santo, com a participação de Sônia Jordão, proprietária da BigÓtica Ilhéus.

 

Na próxima quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e o “Programa na Boca do Povo”, da  Rádio Bahia de Ilhéus am 1310, trouxe na edição de hoje (24), a médica oftalmologista Dra. Flaviane Espírito Santo, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença que pode levar à cegueira total.

“O Glaucoma é geralmente causado pela pressão ocular elevada, a pressão de dentro do olho. Essa pressão do olho alta vai danificando o nervo ótico, que  em sua grande maioria não apresenta sintomas em seu tipo mais comum. Então, quando os sintomas aparecem, a doença já está em fase avançada”, disse a médica que salientou que hoje, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo.

Segundo a Dra. Flaviane, as consultas frequentes com um oftalmologista são necessárias para um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, que podem resultar na melhora significativa da doença que possui três tipos.

O glaucoma primário de ângulo aberto, o mais comum nas pessoas, não apresenta sintomas geralmente. O glaucoma de ângulo fechado é um tipo diferente, que ocasiona pressão alta e outros sintomas como: olhos muito vermelhos e dores no olho e na cabeça. E o congênito, sendo hereditário, é detectado nos primeiros dias de vida dos bebês e é tratado através de uma cirurgia para evitar uma cegueira futura.

Questionada sobre os tratamentos, a oftalmologista Flaviane explicou que o tratamento para o glaucoma é individual, ou seja, varia de acordo com cada caso. “O tratamento mais utilizado é com colírios, mas nem todo colírio serve para qualquer pessoa, então em alguns casos são associados dois tipos de tratamento”, disse.

Além do uso dos colírios, existe também, em último caso, a indicação de intervenção cirúrgica para baixar a pressão ocular.

Confira aqui a entrevista completa