O estudo contemplará o projeto dos 20% que faltam para integralizar os 100% da cobertura do saneamento básico de Ilhéus, incluída a projeção de crescimento da cidade.

Em continuidade com a agenda executiva na cidade de Salvador, o prefeito Mário Alexandre teve garantido por Leonardo Góes, titular da secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) do Governo do Estado, de que o Plano Municipal de Saneamento Básico será concluído ainda neste primeiro semestre de 2021, em reunião na manhã de hoje, 21. O estudo contemplará o projeto dos 20% que faltam para integralizar os 100% da cobertura do saneamento básico de Ilhéus, incluída a projeção de crescimento da cidade.

Com a operacionalização da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto de Ilhéus, a cidade saltou de 40% para 60% de cobertura do saneamento. Com a segunda etapa da ETE, a cobertura saltará para 80%.

“Mais saneamento básico, é mais saúde pública para a população. A saúde começa desde os hábitos mais básicos de higiene e com uma política pública que privilegia os serviços de saneamento. São obras que não dão nas vistas da população, porque estão embaixo da terra, mas que refletem em qualidade de vida e saúde para o nosso povo. Isso nós temos feito em parceria com o Governo do Estado. Enquanto alguns criticam, nós trabalhamos em parceria com o governo baiano”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

De acordo com as informações prestadas pela secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) da Prefeitura de Ilhéus, a chegada aos 80% de cobertura passa pela instalação de três estações elevatórias. “Os novos locais onde serão locadas as três estações elevatórias, antes previstas na Sapetinga, Praça do Pontal e Praça da Maramata, estão em discussão entre a Embasa e o Governo do Estado”, explicou o titular da Seinfra, Átila Dócio.