O Procon de Ilhéus funciona no prédio Anexo de secretarias da Prefeitura, Rua Santos Dumont, Centro. O atendimento também é feito pelo e-mail procon@ilheus.ba.gov.br.

No próximo domingo, 9 de maio, é comemorado o Dia das Mães, momento em que geralmente os filhos presenteiam suas genitoras. Com a compra de presentes, a economia local aquece, e, com ela, a necessidade de uma maior atenção para um consumo consciente, para evitar surpresas desagradáveis no momento da aquisição. É com esse objetivo que o Procon de Ilhéus orienta os consumidores e traz sugestões para auxiliar na escolha do presente.

“Primeiramente, é muito importante realizar uma lista com os possíveis presentes, e após fazer a sua escolha, o consumidor deve pesquisar preços, atentando-se ainda para as condições de pagamento e os juros, em caso de parcelamento”, explica o diretor executivo do Procon de Ilhéus, Ryan Kyrie.

O Procon instrui ainda que nas compras online, realizadas pela Internet, deve-se ficar atento à segurança e idoneidade da empresa, observando, ainda, as principais queixas em sites especializados no auxílio ao consumidor ou nos órgãos de defesa do consumidor. “Frise-se que nessa modalidade de compra, a lei dá direito ao desistência em caso de arrependimento, no prazo de 7 dias”, destacou Ryan.

A política de troca é outro aspecto em que o consumidor deve estar atento, em caso de defeitos na mercadoria. Já quanto à aquisição de eletrônicos ou eletrodomésticos, é obrigatória a entrega de manual, com as instruções em português, para que se entenda como usar o produto. “O ideal é que, na hora da compra, seja solicitado um teste do aparelho, para avaliar se os recursos tecnológicos estão funcionando. É importante ainda que o consumidor sempre exija nota fiscal, manual, termo de garantia e a relação das assistências técnicas autorizadas”, completou, e prosseguiu o diretor do Procon de Ilhéus, ao lembrar que os bens não duráveis, como alimentos e cosméticos têm um prazo de 30 dias para troca; já os bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo legal de 90 dias.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o Procon Municipal de Ilhéus funciona no térreo do Prédio Anexo de Secretarias da Prefeitura Municipal de Ilhéus, localizado na Rua Santos Dumont, s/n, Centro. O atendimento também é feito pelo e-mail procon@ilheus.ba.gov.br.