O político revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas unidades do Estado

O número crescente de pacientes com Covid-19 que necessitam de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) levou o sistema de saúde da Bahia a entrar em colapso, segundo afirmou o governador do Estado, Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (17).

“É um colapso. Todas às vezes que você tem um número de pacientes grande na fila, esperando… Na medida que você não consegue regular um paciente que precise de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema”, disse o gestor em entrevista à TV Bahia.

Costa ainda revelou que pacientes chegam a esperar cerca de dois a três dias para conseguir uma vaga nas UTIs do Estado. “A gente leva 42 horas, 72 horas para colocar na UTI quem está precisando, o sistema está em colapso”.

FILA DE ESPERA 

O boletim epidemiológico desta quarta-feira apontou que existem 489 pessoas no Estado aguardando liberação de leitos de UTI adulta para Covid-19. Em relação a leitos de enfermaria, o número de pessoas na fila de espera era de 180.

A taxa de ocupação em leitos de UTIs adulto, até às 7h15 desta quinta-feira (18), na Bahia, é de 86%, já nas enfermarias é de 65%.