Durante edição do programa Falando Direito dessa sexta-feira (05) o vereador e advogado Jerbson Moraes, falou sobre o atraso na aquisição de vacinas e da postura negacionista que o presidente da república tem em relação a decisão de estados e municípios brasileiros decretarem lockdown, devido ao aumento de casos e mortes causadas pela Covid-19. “Existe economia sem saúde?” questionou JM.

Na bancada da Am1310, Jerbson fez um paralelo de como o governo de Portugal — país que começou 2021 com o sistema de saúde perto do colapso e apresentava uma das piores tendências de alta de infecções e mortes por Covid-19 do mundo — lidou com o aumento de casos confirmados e mortes, “O presidente português, decretou imediatamente lockdown nacional quando viu os números crescerem, agora as infecções estão controladas, a população está sendo vacinada, e aqui no Brasil?” ,disse.

De acordo com o vereador, o governo federal vem realizando um ciclo de atitudes inexatas, situações como atraso na aquisição de imunizantes, a não conscientização à população, a desacreditação da pandemia, além de propagar o uso de medicações sem eficácia comprovada.

“Nós temos 200 milhões de habitantes, a vacina não chega, as mortes só aumentam, será que existe economia sem saúde? Desenvolvimento sem saúde?” finalizou Jerbson.

CASOS CONFIRMADOS 

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 1.760 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas – segundo dia de ligeira queda em relação aos dois recordes desde o início da pandemia, batidos na terça e quarta-feira – chegando ao total de 262.948 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.423, esta ainda em alta e com novo recorde – é a maior desde o começo da pandemia

BAHIA – Nas últimas 24h, foram 5.607 novos casos de Covid-19 de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

VACINAÇÃO

Balanço da vacinação contra Covid-19 desta sexta-feira (5) aponta que 7.941.173 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 3,75% da população brasileira.

BAHIA-  Até essa sexta-feira (05), um total de 520.432 pessoas já foram vacinadas no estado, segundo boletim divulgada pela Sebab.