Na manhã dessa quarta-feira (16), o Secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, concedeu entrevista no Programa na Boca do Povo da Rádio Bahiana, conduzido pelo comunicador Adilson Neves e com a participação do jornalista Fábio Roberto.

O Secretário de Saúde, falou sobre as últimas informações da pandemia no município, e de acordo com o representante da pasta, Ilhéus já esta na segunda onda da pandemia do Covid-19, baseado nos dados das últimas semanas.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado às 21h18 dessa terça-feira (15), Ilhéus possuí 8433 casos confirmados, 268 óbitos, 7866 pessoas curadas e 299 casos ativos. Dos casos ativos, 251 em isolamento domiciliar e 48 em UTI.

Ao ser indagado sobre o novo decreto sancionado pelo prefeito Mario Alexandre, válido a partir de hoje (16), suspendendo o funcionamento de parque de diversão, feiras, cinemas e teatros, até o dia 21 de dezembro. Geraldo Magela, justificou que a suspensão dessas atividades se dão a entrada de Ilhéus na segunda onda da pandemia. A secretária diariamente atualiza o prefeito, e a partir dai, ele e o gabinete de crise buscam metidas de contenção necessárias. disse o secretário

Quando questionado sobre os leitos de UTI, que possuí apenas 2 leitos disponíveis, de acordo com o último boletim divulgado pela Sesau, Magela justificou que Ilhéus durante a pandemia se tornou um polo de saúde. Os nossos leitos não são só ocupados por ilheenses, tem pacientes de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Gandu e outras cidades da região, e com os nossos esforços, o Secretário Fábio Vilas-Boas junto ao Prefeito Mário, que é médico e estrategista vem desenvolvendo medidas para crescer o sistema de saúde da cidade.

VERÃO E PANDEMIA 

A chegada do verão, é sinal de grande fluxo de turistas na cidade de Ilhéus, contudo esse ano de uma forma atípica, devido a pandemia. Assim, Magela informou que a Secretária de Saúde, desde antes a pandemia cria planos de ação para grandes concentrações na cidade, e durante a pandemia não foi diferente. O Plano Verão, tem o objetivo de reforçar todas as unidades de saúde, agentes e o Centro de Atendimento da Covid, no Centro de Convenções, pois nós sabemos que Ilhéus vai receber turistas e temos que está prontos para atende-lós também, caso seja necessário, finalizou o secretário.

Sobre as praias, Geraldo pediu aos frequentadores que tenham mais consciência e evite locais com grande número de pessoas, para que todos possam usufruir com segurança.