Governador ainda disse que entrega será imediata e o investimento é de R$ 5,5 milhões.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que efetuou nesta quarta-feira (9) a compra de 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinação contra a Covid-19 na Bahia. O Ministério da Saúde ainda não divulgou o plano definitivo de vacinação contra a Covid-19.

Não há nenhuma vacina com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o momento. Governadores informaram que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prevê que o imunizante seja distribuído no país a partir de fevereiro.

O anúncio foi feito durante a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador. A nova unidade servirá à população da região com atendimento médico e odontológico, medicamentos e vacinas, fortalecendo a rede de atenção básica no estado.

De acordo com o governador, a compra faz parte do planejamento estadual para a vacinação em massa na Bahia. Ele informou ainda que a entrega das seringas e agulhas adquiridas pelo governo será imediata, e o investimento nessa compra é de R$ 5,5 milhões.

Ainda no anúncio, Rui disse que precisa que o governo federal seja ágil na certificação de uma das vacinas já existentes contra a Covid-19. “Para que, assim, possamos dar início a esta nova etapa de enfrentamento da pandemia no Brasil”, falou.

O governador destacou ainda que o Estado não pode marcar vacinação sem aprovação da Anvisa, mas que, se alguma organização internacional validar, o órgão de vigilância sanitária pode acelerar as etapas de liberação. Caso contrário, Rui disse que entrará com ação junto ao STF para garantir liberação ágil da vacina.

“Assim que ela for aprovada, regulamentada por qualquer órgão de expressão mundial, no nosso entender, a Anvisa não precisa repetir todos os protocolos e poderia aderir à esta aprovação. Nós acompanharemos dia após dia. Assim que qualquer vacina for aprovada internacionalmente por qualquer organismo, nós vamos atuar conforme for necessário. Se a Anvisa atrasar, nós vamos ao STF pra poder vacinar a população”, falou.

Em uma rede social, o governador Rui Costa disse que está cobrando rapidez do governo federal, para a aquisição das vacinas.

“Estamos cobrando rapidez ao Governo Federal na aquisição de vacinas contra o coronavírus. Se a Anvisa demorar na certificação, assim que a primeira vacina for aprovada por qualquer organização científica internacional irei ao STF para garantir que baianas e baianos sejam vacinados contra a Covid-19 com a maior brevidade possível”, escreveu ele.

Além da compra das seringas, o governador da Bahia autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80°C, para que o estado esteja preparado para estocar vacinas.