A criança foi sepultada na tarde deste domingo (6).

Uma criança de dois anos morreu após ter atendimento negado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Monte Cristo e no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna,na noite deste sábado (5). Segundo a Polícia Militar, os pais da criança relataram que foram informados que o hospital “não atende pacientes pelo SUS”.

Ainda de acordo com os responsáveis, por volta das 19h, chegaram à UPA Monte Cristo, mas foram orientados a leva-la à maternidade Ester Gomes, pois não havia pediatra na unidade. Eles se dirigiram até o Hospital Manoel Novaes, no bairro Alto Maron, onde, pela segunda vez não conseguiram atendimento. Com o estado de saúde da garota piorando, decidiram retornar à UPA Monte Cristo, onde a criança deu entrada já sem sinais vitais.

Em nota, a Prefeitura de Itabuna disse que os pais foram orientados a encaminhá-la para a maternidade, porque a UPA está atendendo somente casos de adultos com Covid-19. Ainda segundo a nota, por volta das 20h30, retornando à UPA, a menina já não tinha mais sinais vitais. O óbito foi confirmado às 20h40. Segundo a família, ela apresentava um quadro de diarreia, febre e expulsava vermes pela boca. A prefeitura também informou, através da nota, que “o hospital só atende criança pelo SUS se for regulada”. O Hospital Manoel Novaes ainda não se posicionou sobre o caso.